Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 17º Simpósio de Controle Biológico e 2º Simpósio Latino-Americano de Controle Biológico acontecem em julho na Univasf

publicado: 25/04/2023 11h37 última modificação: 25/04/2023 11h37
Renata Freitas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Semiárido realizarão, de 23 a 27 de julho, o 17º Simpósio de Controle Biológico (Siconbiol), que acontecerá simultaneamente ao 2º Simpósio Latino-Americano de Controle Biológico (Slacb). O evento será realizado no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA) da Univasf. O prazo para a submissão de trabalhos está aberto até 30 de abril e as inscrições para participar do evento podem ser feitas até o início do simpósio.

Os interessados em participar do Siconbiol podem se inscrever pelo site do evento, onde constam os valores da taxa de inscrição. As normas para submissão de trabalho estão disponíveis no site do Siconbiol. O evento é direcionado a estudantes, professores, pesquisadores e profissionais, além de pessoas interessadas nesta área do conhecimento.

A programação é composta por 17 palestras, 16 minipalestras e 27 mesas redondas, com até cinco sessões simultâneas, além das apresentações de trabalhos, nas modalidades poster e comunicação oral, e feira de exposições. Serão 125 palestrantes provenientes de quase todos os estados brasileiros e de países como Chile, México, Uruguai, Colômbia, Estados Unidos, França, Portugal, Espanha e Áustria.

A professora do Colegiado de Engenharia Agronômica da Univasf, Rita Gonçalves-Gervásio, que integra a organização do Siconbiol, destaca que o evento contará com a participação de 18 empresas que irão expor tecnologias voltadas à produção, comercialização e aplicação de bioinsumos. De acordo com ela, além do público acadêmico, essa edição tem o objetivo de atrair consultores, produtores e outros profissionais que se interessem pelo uso do controle biológico ou pela possibilidade de investimentos no setor. “O Siconbiol é considerado o principal evento na área de Controle Biológico da América do Sul, reunindo cientistas, pesquisadores, educadores, estudantes e outros profissionais que trabalham na área”, ressalta.

Promovido pela Sociedade Entomológica do Brasil (SEB), o Simpósio de Controle Biológico acontece a cada dois anos. A primeira edição foi realizada em 1988. Esta será a segunda vez que o evento será realizado no Nordeste. Já o Simpósio Latino-Americano de Controle Biológico é promovido pela International Organisation for Biological Control (IOBC NTRS) e teve a sua primeira edição realizada em Chillán, no Chile, em 2019. Mais detalhes estão disponíveis no site do 17º Siconbiol.