Notícias
18ª Scientex começa com programação diversificada e participação de estudantes de todos os campi da Univasf
Scientex reúne produção acadêmica do ano em programação com minicursos, oficinas, palestras, mesas redondas e apresentações culturais.
A 18ª edição da Semana de Ensino, Pesquisa, Tecnologia e Extensão (Scientex) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) teve início na manhã desta quarta-feira (26), no Campus Sede, em Petrolina (PE). O evento, que reúne estudantes de todos os campi da Universidade para a divulgação de trabalhos acadêmicos, começou com palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas em diversas áreas. A programação é aberta ao público e segue até sexta-feira (28). A abertura oficial da Scientex acontecerá na noite desta quarta-feira, a partir das 17h30, com a participação do sanfoneiro Iván Greg, que se apresentará em frente ao auditório da biblioteca, e em seguida haverá o cortejo do Baque Opára, que sairá pelo campus em direção ao Cineteatro.
Estudantes de diferentes cursos da Univasf participam das atividades. A estudante de Farmácia Stefane Carvalho acompanha a Scientex pela primeira vez e está animada para conhecer mais sobre o ambiente acadêmico. “Quero assistir às apresentações dos estudantes para entender melhor como funciona o mundo acadêmico e poder apresentar também no próximo ano”, disse.
Já o estudante Lucas Silva (à esquerda na foto ao lado), do 7º período do curso de Ciências da Natureza, do Campus Senhor do Bonfim, participa pela segunda vez do evento. Ele destaca as expectativas positivas para a edição deste ano. “Quero encontrar pessoas novas, conhecer os trabalhos científicos dos estudantes. Isso enriquece nosso repertório acadêmico e acrescenta muito aos nossos estudos”, afirmou o discente.
Maria Antonielli, estudante do 3º período do curso de Arqueologia e Preservação Patrimonial, do Campus Serra da Capivara, irá apresentar amanhã (27) seu trabalho sobre o patrimônio cultural de São Raimundo Nonato (PI). A pesquisa, vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Incentivo Acadêmico (BIA), analisa como os parques nacionais Serra da Capivara e Serra das Confusões influenciam o território e contribuem para tornar invisíveis outros patrimônios culturais da cidade. “O meu trabalho é dar voz para essas comunidades, para essas pessoas que se tornaram, entre aspas, invisíveis aos olhos do governo, das leis e dos turistas”, ressaltou.
A discente Brenda Ferreira de Menezes (ao centro na foto ao lado), do curso de Medicina Veterinária, no Campus Ciências Agrárias, também apresentará amanhã sua pesquisa “O efeito da epigalocatequina-3-galato (EGCG) na maturação in vitro de oócitos em um programa de produção in vitro de embriões ovinos”. O estudo testa uma substância antioxidante no meio de maturação in vitro, etapa essencial da produção de embriões. “Apesar do medo de apresentar pela primeira vez, minhas expectativas são boas”, comentou.
A 18ª Scientex segue até sexta-feira (28) com uma vasta programação. Com o tema “Universidade viva, ciência e democracia: o Brasil que queremos começa aqui”, o evento tem 3.013 discentes e 147 docentes inscritos e uma programação que inclui palestras, mesas-redondas, minicursos e oficinas, além das tradicionais mostras e jornadas. Este ano, serão realizadas a 20ª Jornada de Iniciação Científica, a 20ª Jornada de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, a 20ª Mostra de Extensão, a 17ª Mostra de Monitoria e Tutoria, a 14ª Mostra de Pós-Graduação, a 14ª Mostra do PET-Saúde, a 14ª Mostra do PIBID, a 13ª Mostra de Bolsistas de Incentivo Acadêmico, a 4ª Mostra do CIEB Rui Barbosa, a 4ª Mostra de Extensão do HU-Univasf, a 3ª Jornada da Educação a Distância. Também ocorrerão o 2º Jogos Intercampi, o Sarau de Iniciação Científica e Inovação, o 1º Encontro das Ligas A programação completa está disponível no site e no Instagram oficial do evento.
