Notícias
18ª Scientex tem número recorde de participantes e premia 135 trabalhos de graduação e pós-graduação
Cerimônia de entrega das Menções Honrosas da 18ª Scientex.
Mais de 3 mil pessoas participaram da 18ª Semana de Ensino, Pesquisa, Tecnologia e Extensão (Scientex) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que ocorreu durante os dias 26 a 28 de novembro no Campus Sede, em Petrolina (PE), com uma programação repleta de atividades evolvendo apresentações acadêmicas, palestras, minicursos, oficinas e mesas-redondas, além de apresentações musicais. O evento teve o número recorde de 3.039 inscritos e mais de 700 trabalhos acadêmicos submetidos. Esta edição da Scientex concedeu 135 menções honrosas aos melhores trabalhos apresentados nas diferentes mostras e jornadas que fizeram parte do evento.
Com o tema “Universidade viva, ciência e democracia: o Brasil que queremos começa aqui”, a 18ª Scientex reconheceu com menção honrosa 42 trabalhos na área de Ensino, por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen). Entre os trabalhos de pós-graduação, iniciação científica e inovação tecnológica, 56 receberam menções honrosas da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI). E na área de extensão, 37 trabalhos foram premiados com menções honrosas pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex). A solenidade de entrega das menções honrosas foi realizada no final da tarde da sexta-feira, no Cineteatro, com plateia cheia e vibrante.
A Proen concedeu menções honrosas nas categorias monitoria e tutoria de nivelamento, BIA, PET e Pibid, num total de 42 trabalhos.
Entre os premiados na área de extensão, está o trabalho da recém-egressa do curso de Ciências da Natureza, do Campus do Senhor do Bonfim, Thaís Kethellen Silva de Paula. Ela ganhou menção honrosa pela apresentação sobre os cinco anos do projeto de extensão “Ciência Oxe”. O projeto visa à divulgação científica através das redes sociais e de atividades itinerantes e extensionistas. O trabalho apresentado foi orientado pela professora Laís Feitosa Machado. “Eu vejo a Scientex como um momento muito importante, porque é a nossa oportunidade de falar do que a gente tem feito enquanto bolsista, enquanto estudante. Principalmente no nosso projeto, onde a gente tem a oportunidade de falar o quanto a gente leva a universidade para fora dos seus portões”, relatou Thaís.
A PRPPGI premiou 56 trabalhos de iniciação científica, inovação tecnológica e pós-graduação.
A estudante de Ciências Biológicas Ailla Grabielle Oliveira Souza, que está no 10º período, também recebeu menção honrosa por seu trabalho “Hemoparasitos de répteis squamata Campo Formoso-BA”, na mostra do Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (Pivic). O trabalho foi orientado pela professora Gabriela Felix do Nascimento Silva e é resultado de um ano de pesquisa em que a discente pôde identificar hemoparasitos em répteis. “Ao apresentar na Scientex eu pude também treinar para o meu TCC que será sobre o mesmo assunto”, contou a discente.
A Proex reconheceu 37 trabalhos de extensão com menção honrosa.
Outro trabalho reconhecido com menção honrosa foi “Ações Educativas em Guarda Responsável e Bem-Estar de Cães e Gatos”, apresentado pela bolsista de extensão Letícia Iandra Alves Tito, que está no 7º período do curso de Medicina Veterinária. O projeto é orientado pela professora Ana Catarina Luscher Albinati e visa à promoção de ações para a população em geral sobre guarda responsável de animais. Ao longo desse ano, o projeto esteve em diversas escolas públicas e privadas, apresentando essa temática e conscientizando crianças e adolescentes sobre a importância do cuidado com os animais. Durante a Scientex o projeto, numa ação conjunta com a Liga Acadêmica PetVasf e o projeto de extensão CastrAção, ambos coordenados pelo professor Durval Baraúna Júnior, implantaram 37 microchips em cães e gatos e fizeram o cadastro dos animais no Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
A coordenadora geral da Scientex, professora Michelle Vieira, destacou que esta foi uma edição muito produtiva do evento, com um número expressivo de trabalhos acadêmicos apresentados. “Além do aumento no número de participantes, que superou a edição de 2024, conseguimos trazer mais estudantes dos campi que estão mais distantes da sede para o evento. Também tivemos muita interação entre os estudantes, o que tornou essa Scientex muito especial”, afirmou.
Michelle ressaltou ainda a qualidade das produções acadêmicas, reconhecidas com menções honrosas. “Tivemos trabalhos de alto nível e apresentados pelos estudantes com muita segurança e desenvoltura, o que demonstra a qualidade da nossa formação”, disse. Ela também comentou sobre o novo formato de abertura e encerramento da Scientex, com várias atrações musicais, o que atraiu estudantes, servidores e a comunidade externa para a Univasf, aproximando a Instituição da sociedade.
A 18ª Semana de Ensino, Pesquisa, Tecnologia e Extensão (Scientex) foi organizada pelas Pró-Reitorias de Ensino (Proen), Extensão (Proex) e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI). Este ano, a programação do evento foi formada pela seguintes mostras e jornadas: 20ª Jornada de Iniciação Científica, 20ª Jornada de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, 20ª Mostra de Extensão, 17ª Mostra de Monitoria e Tutoria, 14ª Mostra de Pós-Graduação, 14ª Mostra do PET-Saúde, 14ª Mostra do PIBID, 13ª Mostra de Bolsistas de Incentivo Acadêmico, 4ª Mostra do CIEB Rui Barbosa, 4ª Mostra de Extensão do HU-Univasf, 3ª Jornada da Educação a Distância. Também foram realizados minicursos, oficinas, palestras e mesas redondas, além dos 2º Jogos Intercampi, do Sarau de Iniciação Científica e Inovação e do 1º Encontro das Ligas.
