Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 1ª Reunião Regional da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNeC) acontecerá na Univasf

Notícias

1ª Reunião Regional da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNeC) acontecerá na Univasf

publicado: 20/03/2026 11h35 última modificação: 20/03/2026 11h35

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) sediará a 1ª Reunião Regional da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNeC). O evento, organizado pela SBNeC e pela Liga Acadêmica de Pesquisa Científica em Saúde (LAPESQ) da Univasf, tem como objetivo reunir pesquisadores, profissionais das áreas de Neurociências e Psicologia, além de estudantes e interessados no tema. A SBNeC realiza anualmente encontros nacionais e, agora, promoverá seu primeiro encontro regional no Nordeste. O evento acontecerá de 22 a 24 de abril, nos campi Sede e Juazeiro, e está com inscrições abertas até o início das atividades.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o site do evento e efetuar o pagamento da taxa, que varia de R$ 90 a R$ 170, conforme a categoria. A inscrição nas oficinas é realizada no momento da inscrição geral. Já a submissão de trabalhos segue aberta até o dia 27 de março. Os critérios de submissão e as áreas temáticas, relacionadas às modalidades de Ensino, Pesquisa e Extensão, estão disponíveis no  edital do evento.

A Reunião terá início no dia 22 de abril, no Campus Sede, no auditório da biblioteca, com a realização do pré-congresso. Pela manhã e à tarde, será ofertada uma oficina teórico-prática sobre Eletroencefalograma (EEG), ministrada pelos professores da Univasf Mateus Silvestrin, do Colegiado de Psicologia, e Rodrigo Ramos, do Colegiado de Engenharia Elétrica, além do docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Claudio Queiroz. Simultaneamente, ocorrerá uma segunda oficina sobre análise de dados de séries temporais, conduzida pelos docentes da UFRN John Fontenele Araújo e Karen Pugliane.

Nos dias 23 e 24, a programação será realizada no Campus Juazeiro, no Espaço Multieventos, com conferência de abertura sobre o uso de modelos animais para investigar a neurobiologia dos transtornos emocionais relacionados ao estresse, ministrada pela professora Deborah Suchecki, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Além das conferências, o evento contará com simpósios e apresentações de trabalhos.

Os temas centrais incluirão memória, cognição, aprendizagem, sono e sonhos, além de biomecânica (como o movimento afeta o cérebro). Haverá também uma discussão sobre fitocanabinoides e DMT, um potente composto psicodélico encontrado naturalmente em diversas espécies de plantas, como a Mimosa tenuiflora (conhecida como jurema-preta ou jurema-sagrada), nativa do Nordeste brasileiro. Destacando-se nessa linha de pesquisa, estará presente a pesquisadora Fernanda Palhano, da UFRN, que abordará o uso do DMT no tratamento de transtornos mentais, como a depressão.

Segundo a professora do Colegiado de Medicina e organizadora do evento, Bruna Del Vechio Koike, a ideia é que os pesquisadores convidados abordem os temas de forma introdutória e utilizem linguagem simples e acessível, para atingir o público geral, não apenas estudantes ou profissionais da área da saúde.“O evento é para todos que tiverem interesse no assunto, uma oportunidade única para quem mora na região de ouvir neurocientistas tratando de temas tão relevantes”, afirmou.

Sobre a SBNeC – A SBNeC é uma entidade científica fundada em 1977, dedicada à promoção do ensino, da pesquisa e da divulgação das neurociências no Brasil. A instituição congrega pesquisadores, pós-graduandos e estudantes de todo o país envolvidos com diferentes áreas de estudo do sistema nervoso. No Brasil, a SBNeC é filiada à Federação das Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) e à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Atualizações sobre o evento podem ser encontradas na página do Instagram da SBNeC Nordeste.