Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 1º Colóquio Brasil Itália será realizado nesta quarta-feira (21)

1º Colóquio Brasil Itália será realizado nesta quarta-feira (21)

publicado: 19/08/2019 12h01 última modificação: 19/08/2019 12h01
Gersica Brito

Desenvolver e fortalecer a discussão e reflexão sobre novas estratégias de intercâmbio e internacionalização da extensão. Este é o objetivo do 1º Colóquio Brasil Itália, evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semi-Áridos (PPGESA) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) com apoio da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O Colóquio será realizado no período de 21 a 23 de agosto, no auditório ACM do Campus III da Uneb, em Juazeiro (BA). As inscrições podem ser feitas através da plataforma do evento até o dia 20 de agosto, e presencialmente ao longo do evento. Os participantes deverão pagar taxa de inscrição.

Os interessados devem se encaixar em uma das 4 categorias de inscrição, são elas: Professores Universitários, que pagam R$ 40,00; demais Profissionais da Educação e de outros setores, R$ 30,00; Alunos da Pós-graduação, R$ 20,00; Alunos da graduação e da Educação Básica, R$ 10,00. Os participantes receberão, ao fim do evento, o certificado. Os detalhes em relação à inscrição e pagamento podem ser encontrados no site do Colóquio.

O Colóquio terá como tema principal a ideia de “globalização”, a partir das teorias propostas pelo sociólogo e teórico da globalização, Roland Robertson, uma das referências em relação com culturas, povos e na internacionalização de saberes, formações, processos culturais e comunicacionais no mundo. O evento será iniciado com uma Apresentação Cultural, seguido de momentos de discussão sobre “Educação Contextualizada e Educação GloCal: pertencimento na mundialização ou Formação para uma Cidadania planetária”, que terá a participação do assessor de Relações Internacionais da Univasf, Isnaldo Coêlho; e “Do Local ao Global, novas estratégias de internacionalização da extensão”.

A pró-reitora de Extensão, Lucia Marisy, participará do debate sobre “Curricularização da Extensão”, e o diretor de Extensão, Nilton de Almeida, e a professora do Colegiado de Psicologia, Bárbara Cabral estarão na mesa que discutirá “Extensão e diálogo intercultural - Interseções”, ambas na sexta-feira (23) pela manhã. Haverá momentos de relatos sobre experiência Brasil e Itália, Plantio da Árvore do Programa Scholas Occurrentes e a Cerimônia de Encerramento, intitulada por Noite Cultural “O Bella Ciao”, com a participação do Grupo Percursivo Baque Opará e da Banda Musaikón. A programação completa está disponível no site.

Nicola Andrian, professor e um dos organizadores do Colóquio, afirma que o evento será importante para guiar o cidadão da região a ser também um cidadão do mundo, que para ele é o grande desafio nessa Era da Globalização. Além disso, Nicola enfatiza a parceria entre as três universidades públicas que participarão da discussão, Uneb, Univasf e a Università Degli Studi Di Padova, na Itália, ação importante para o reconhecimento do tema em nível internacional e nacional, marcado pelo financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para o evento.

O assessor de Relações Internacionais da Univasf, Isnaldo Coêlho, destaca que o Colóquio tem grande relevância para a região. “O evento é importante para o processo de internacionalização das universidades da região”, afirma. Ele ressalta que também contribui para fortalecer as relações com a Università Degli Studi Di Padova, que já enviou alguns estudantes para participar de programas de Mobilidade Estudantil Internacional (MEI) na Univasf.