Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 1º Webinário de Ciência Animal do Vale do São Francisco está com inscrições abertas

publicado: 22/07/2020 17h17 última modificação: 22/07/2020 17h17
Gersica Brito

Transmitir informações sobre as pesquisas desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que têm contribuído para o desenvolvimento da região. É com este objetivo que o PPGCA promoverá o 1º Webinário de Ciência Animal do Vale do São Francisco, que terá como tema "Contribuições do PPGCA para o Semiárido brasileiro”. O evento acontecerá pelo YouTube, de 29 a 31 de julho. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 28 de julho.

Os interessados devem se inscrever pelo site do evento. O webinário é voltado principalmente para discentes e docentes de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação das áreas de agrárias, como Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia; para criadores de animais de produção, e para a comunidade em geral. A videoconferência já conta com mais de 400 inscritos de todo o Brasil, principalmente do Nordeste.

A programação é composta por palestras e apresentação de trabalhos. Serão seis palestras voltadas para a temática principal do evento. Dois dos temas são: “As fontes hídricas e seus usos estratégicos na pecuária de terras secas do semiárido” e “Alternativas aos antimicrobianos na produção animal”. A apresentação de trabalhos será realizada no último dia de evento.

O professor do PPGCA Rafael Torres de Souza Rodrigues diz que organizar o webinário tem sido um desafio, mas ressalta que a participação dos discentes do PPGCA no processo de organização tem sido fundamental. “Sem a participação deles, o evento não seria possível”, afirma Rodrigues. A programação completa pode ser encontrada no site.

Além disso, o professor destaca que a realização desse tipo de evento, totalmente online, é de suma importância no cenário atual. “A produção de conhecimento é contínua, não para, mesmo neste momento, e a necessidade de transmitir e difundir este conhecimento é constante, por isso a importância de se usar as alternativas digitais”, ressalta. Outro fator importante para a realização do evento é a necessidade de manter a universidade perto da comunidade acadêmica e externa. “Este webinário também buscar reaproximar os discentes e a população da instituição, e reestabelecer conexões e trocas de informações entre docentes, discentes e comunidade externa”, finaliza Rodrigues.

Criado em 2008, o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal oferta os cursos de mestrado e doutorado. As pesquisas realizadas buscam, principalmente, promover tecnologias e conhecimentos que ajudem a aumentar a produção animal no semiárido brasileiro com o mínimo de impacto sobre os recursos naturais, como solo, água e a vegetação nativa da Caatinga. Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site.