Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “A verdade sobre os filtros solares” é tema de podcast da Liga Acadêmica de Dermatologia da Univasf

publicado: 25/11/2021 10h48 última modificação: 25/11/2021 11h00
Júlia R. Mendes

No Brasil, o câncer de pele não melanoma é o tipo mais comum, tanto em homens quanto em mulheres. Para alertar sobre a importância do uso de proteção solar, principal medida de proteção contra esses tipos de câncer, a Liga Acadêmica de Dermatologia (Laderme) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lançou um novo episódio do podcast “Além da Pele”. Com o título “A verdade sobre os filtros solares”, o  podcast esclarece as dúvidas mais frequentes sobre proteção solar. Este, e os demais episódios, podem ser reproduzidos gratuitamente nas principais plataformas de podcast.

Para tratar do tema, a convidada é Melina Ferraz, médica graduada pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE) e dermatologista pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Neste quinto episódio, a dermatologista explica o que é o Fator de Proteção Solar (FPS), as diferenças entre as radiações UVA e UVB, diferenças entre o protetor solar físico e químico, quando se deve usar a proteção, qual o fator necessário e muito mais.

No episódio, Melina, junto aos estudantes que compõem a Laderme, também aborda o uso de maquiagens com proteção solar e o protetor solar oral. Todos os episódios do Além da Pele podem ser encontrados nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Breaker, Anchor, RadioPublic e Pocket Casts.

A Laderme criou o podcast Além da Pele para ser um canal de comunicação que trata sobre saúde, bem-estar e dermatologia. A liga acadêmica aceita sugestões de temas para os próximos episódios. Os ouvintes podem mandar suas ideias para o e-mail ladermeunivasf@gmail.com ou para o Instagram.