Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Culinária, Cultura e Identidades” será tema do Conversa no Insta de hoje (4)

“Culinária, Cultura e Identidades” será tema do Conversa no Insta de hoje (4)

publicado: 04/08/2020 15h39 última modificação: 04/08/2020 15h39
Renata Freitas

As relações entre “Culinária, Cultura e Identidades” estarão em discussão durante a edição de hoje (4) do Conversa no Insta, uma série de lives sobre temáticas ligadas à ciência e cultura realizadas pelo Instagram, como parte das atividades do projeto de extensão Conceito Chave, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A live terá a participação do jornalista e crítico de gastronomia da Folha de São Paulo Josimar Melo e acontecerá a partir das 18h.

Colunista da revista Prazeres da Mesa e colaborador de outras publicações no Brasil e no exterior, Josimar Melo também leciona História da Gastronomia, na Universidade Anhembi Morumbi. Segundo ele, a conversa de hoje deverá girar em torno da importância da gastronomia como fator de identidade cultural. “Como cada povo tem uma expressão cultural que se manifesta em vários campos – da música às artes plástica, da literatura ao cinema, mas também à mesa: desde os ingredientes até os fazeres da comida e o modo de comer revelam traços de identidade de um povo”, comenta.

O coordenador do projeto, professor Fernando Souto, do Colegiado de Ciências Sociais da Univasf, ressalta que sociologia, culinária e gastronomia têm uma grande ligação e lembra que os hábitos alimentares dizem muito sobre uma determinada população e sobre diferentes contextos históricos. “A alimentação é um dos elementos que definem uma determinada identidade. Sociologicamente falando é possível também afirmar que os padrões alimentares mudam com o tempo, de acordo com os fatores históricos”, afirma. Para Souto, o isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus tem provocado mudanças nos hábitos alimentares das famílias, que agora passam a fazer as refeições em casa. Este e outros aspectos da temática “Culinária, Cultura e Identidades” serão abordados durante a live.

Conversa no Insta – A iniciativa integra o escopo do projeto de extensão Conceito Chave, que tem o objetivo de fazer divulgação científica por meio da produção de conteúdo acadêmico em plataformas como YouTube e Instagram. O Conversa no Insta, que está em sua 31ª edição, está voltado para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral. As lives tiveram início em 6 de abril e desde então já foram discutidas temáticas variadas, a exemplo de violência, cinema, fake news, democracia, saúde mental, religião e até os mitos em torno da Covid-19 foram tema de uma das edições que mais atraiu a atenção do público. Os vídeos estão disponíveis no Instagram e no YouTube.

O projeto Conceito Chave conta com apoio do Observatório de Estudos em Educação, Trabalho e Cultura – ETC. E a série de lives Conversa no Insta acontece em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da Univasf e o Mestrado Profissional em Ensino de Sociologia (Profsocio).