Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Documentários e o Documentar” é tema da nova mostra virtual do projeto Cena na Serra

publicado: 02/09/2021 16h36 última modificação: 02/09/2021 16h36
Júlia R. Mendes

Com o intuito de dar prosseguimento às discussões sobre a relação entre cinema e antropologia, o projeto de extensão “Cena na Serra - Cinema em Ação” realizará uma nova mostra virtual, que tem como tema “Documentários e o Documentar”. Esta edição acontecerá no período de 23 de setembro a 2 de dezembro e já está com inscrições abertas. A mostra é aberta à participação de toda a comunidade.

As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas durante todo o período da mostra. Para participar é necessário preencher o formulário on-line. Os inscritos irão receber por e-mail o link de acesso para os filmes, que serão exibidos na plataforma Vimeo, dois dias antes da realização dos debates. Pesquisadores convidados irão debater sobre os documentários pelo Instagram do projeto.

Nesta edição, serão apresentados três filmes, seguidos pela discussão da temática que cada um aborda. Os debates serão realizados sempre às quintas-feiras, a partir das 20h. O primeiro, no dia 23 de setembro, discutirá o documentário “Homem Comum” (2015), dirigido por Carlos Náder. A discussão terá a participação da professora Caroline Nocetti, da Universidade de São Paulo (USP). O documentário acompanha a vida de um caminhoneiro transportador de porcos.

Em outubro, no dia 21, será exibido o documentário “Crítico” (2011), do diretor Kléber Mendonça Filho. O debate sobre a obra contará com a presença do professor Tiago de Aragão, da Universidade de Brasília (UnB). Neste documentário, cerca de 70 críticos e cineastas, entrevistados no Brasil e no exterior, discutem o cinema a partir do conflito que existe entre o artista e o observador, o criador e o crítico.

O último documentário a ser exibido será “Terras” (2010), dirigido por Maya Da-Rin, que acompanha o cotidiano nas cidades gêmeas Tabatinga, no Brasil, e Letícia, na Colômbia, que estão localizadas na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru. O debate sobre o documentário irá acontecer no dia 2 de dezembro, com a participação da professora Íris Araújo, da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Cena na Serra — Projeto de extensão coordenado pela professora Natacha Simei Leal, do Colegiado de Antropologia do Campus Serra da Capivara, o “Cena na Serra - Cinema em Ação” é um cineclube que promove exibições cinematográficas seguidas de debates sobre as temáticas dos filmes. Criado em 2018 com exibições presenciais em São Raimundo Nonato (PI), o projeto adaptou-se ao formato virtual para manter as atividades em virtude da pandemia de Covid-19. O Cena na Serra conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) e da distribuidora Vitrine Filmes. Mais informações podem ser encontradas no Instagram.

Cronograma dos debates da mostra “Documentários e o Documentar”:

Homem Comum – 23 de setembro

Crítico – 21 de outubro