Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Entre Imagem e Palavra - Quadrinhos de Alberto Pessoa” é tema de exposição na Univasf

publicado: 06/06/2022 15h25 última modificação: 06/06/2022 15h25
Júlia R. Mendes

A exposição é formada por quatro histórias inspiradas e na literatura de cordel e nas histórias de terror. Fotos: Juciane Aleixo

A arte das HQs ganhou o hall da Reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que apresenta a exposição “Entre imagem e palavra - Quadrinhos de Alberto Pessoa”. A mostra, realizada pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (Dacc) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), é composta por quatro histórias do artista Alberto Pessoa com inspirações na literatura de cordel e nas histórias de terror. A mostra é indicada para o público a partir de 14 anos de idade e ficará aberta para visitação até meados de julho, das 8h às 19h, na Reitoria, no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE).

A exposição, primeira realizada após a retomada das atividades presenciais na Instituição, faz um recorte da poética desse artista, que é professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mais de 300 páginas, dispostas em tamanho A4 e A3, formam as quatro histórias, intituladas “Primas”, “Reviravolta”, “Amargo Despertar” e “Drago”. Esta última foi feita em parceria com o desenhista de histórias em quadrinhos Júlio Shimamoto, um dos artistas em quem Pessoa se inspira levando para sua arte jogos de luz e sombra, traços finos de hachuras e pontos das representações gráficas energéticas. Alberto Pessoa também tem afinidade artística com o ilustrador Flávio Colin e o desenhista estadunidense Mike Mignola.

Os desenhos que compõem a mostra “Entre imagem e palavra: Quadrinhos de Alberto Pessoa” combinam técnicas manuais tradicionais de desenho com práticas mais tecnológicas, como o colorido digital, presente na história “Primas”.  Fruto da pesquisa de pós-doutorado de Pessoa, “Primas” está disposta na versão em inglês com cores, publicada nos Estados Unidos, e em português em preto e branco, pela editora da UFPB.

Com curadoria da diretora da Dacc e professora do Colegiado de Artes Visuais, Flora Romanelli Assumpção, a realização da exposição contou com a participação do servidor Thiê Gomes dos Santos, na área administrativa e de revisão; e produção cultural e gráfica da estagiária Queliane S. Silva. Flora Assumpção destaca que as histórias em quadrinhos são parte das novas possibilidades da visualidade e é importante formar público e profissionais para esta área do conhecimento. “As artes sempre abordam temas importantes da história, da vida e da cultura, e esta exposição não é diferente, temos por exemplo uma das HQs que é um pós-doutorado sobre a prostituição na Paraíba. Outras trazem influências culturais do cordel e dos contos de horror, que são manifestações culturais relevantes”, pontua.