Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Estratégias para não Enlouquecer na Graduação” é tema de oficina para estudantes da Univasf

publicado: 13/04/2023 16h55 última modificação: 13/04/2023 16h59
Júlia Mendes

Sobre fundo branco (à esquerda) e azul (à direita e numa forma arredondada), cartaz de divulgação de oficina virtual. No canto superior esquerdo, em branco e sobre círculo azul: “Aberto aos discentes de todos os campi”. Mais abaixo, sobre as duas cores do plano de fundo, uma fotografia circular de um rapaz branco com o queixo apoiado em sua mão esquerda. Ele tem cabelos curtos e encaracolados, rosto oval, olhos pequenos, nariz afilado e lábios carnudos, usa uma camisa marrom. Abaixo, em preto e sobre faixa branca: “Facilitador: Marcos Martins. Psicólogo CRP02/22855”. Abaixo, no rodapé, as logomarcas da Coordenação Pedagógica e da Univasf. À direita, centralizado superiormente, um quadrilátero amarelo com as extremidades abauladas e sobre ele, em branco e caixa alta: “ESTRATÉGIAS PARA NÃO ENLOUQUECER NA GRADUAÇÃO”. À esquerda e à direita do quadrilátero, respectivamente, quatro traços amarelos. Abaixo, em branco e caixa alta: "OFICINA VIRTUAL”. Logo abaixo, da mesma cor: “Para discutir saúde mental na formação acadêmica”. Um pouco mais abaixo, em branco: “19/04 ÀS 19H”. Mais abaixo, em branco, o link de acesso a sala virtual: "acesse.one/saudementalnafaculdade". No rodapé, em branco: “Escaneie o QR Code ao lado e tenha acesso ao ambiente virtual no horário do evento”. À direita, o QR Code.

Para discutir estratégias voltadas à saúde mental para estudantes na formação acadêmica, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio da Coordenação Pedagógica (CP), realizará no dia 19 de abril a oficina “Estratégias para não Enlouquecer na Graduação”. A oficina irá acontecer virtualmente, às 19h, pelo Google Meet. A atividade é aberta para todos os estudantes de graduação da Univasf.

O facilitador da oficina será o psicólogo Marcos Martins. Na atividade, serão discutidos assuntos relacionados à conciliação da saúde mental com as exigências do ensino superior, além de estratégias que podem auxiliar o discente com as adversidades na universidade. A ação faz parte das atividades da Coordenação Pedagógica que visam discutir temas de relevância para os estudantes de graduação da Univasf, como o projeto “TCC é realmente um bicho de sete cabeças?”. Os discentes interessados podem acessar a oficina através deste link.

Segundo a psicóloga da CP, Edna Rodrigues Santos Porto, é muito comum ouvir queixas dos estudantes relacionadas à pressão, às exigências e às dificuldades de conciliar vida social, familiar com os estudos na universidade. “Muito se fala em saúde mental no ensino superior e de como em muitas situações há uma naturalização do sofrimento psíquico ao longo da trajetória acadêmica. Essa ação irá oportunizar aos estudantes um espaço de reflexão sobre autocuidado, para que eles possam enxergar que é possível lidar de maneira mais saudável com os processos e exigências”, pontua.