Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Experiências na Rede de Saúde Mental acerca do comportamento suicida” é tema abordado pela Liga Acadêmica Thanátous em live nesta quinta-feira (01)

Notícias

“Experiências na Rede de Saúde Mental acerca do comportamento suicida” é tema abordado pela Liga Acadêmica Thanátous em live nesta quinta-feira (01)

publicado: 30/06/2021 13h39 última modificação: 30/06/2021 13h39
Júlia R. Mendes

Na terceira live deste ano do projeto Diálogos com Antígona, a Thanátous – Liga Acadêmica (LA) Interdisciplinar para o Estudo da Morte e do Suicídio (Laiems), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), irá discutir a abordagem ao comportamento suicida pela rede de atenção em saúde mental. A live irá acontecer nessa quinta-feira (01), às 19h, pelo canal da Thanátous Laiems no Youtube. 

O bate-papo desta semana irá focar precisamente na saúde mental e a questão da ideação suicida. Além disso, a live irá investigar, através da conversa, como está a formação dos profissionais de saúde para o atendimento dos usuários do sistema. Para isso, o participante convidado dessa edição é Victor Reis Santos, psicólogo e especialista em saúde mental pela Univasf. A conversa será mediada pela integrante da Thanátous Barbara Hayane, aluna do curso de Psicologia da Univasf. 

Alexandre Reis é coordenador da Thanátous e professor do Colegiado de Ciências Sociais, e conta que por mais que possa ser notada uma abertura para o debate sobre o suicídio e ideação suicida, o avanço ainda é muito pouco na compreensão desse fenômeno. “Na formação dos profissionais de saúde não existem disciplinas obrigatórias voltadas para este tema. É fundamental permanecer no debate e ampliá-lo. Só avançaremos significamente quando este tema fizer parte das pautas das mais diversas áreas de conhecimento”, ressalta. 

A conversa é aberta a todos os públicos: profissionais, alunos, trabalhadores, pais, mães e, especialmente, todos aqueles que se interessam pelo cuidado com a vida. Para receber o certificado emitido pelo evento, é necessário se inscrever no canal da Thanátous no Youtube e acompanhar a live, pois, durante a transmissão, será enviado um link para o participante se inscrever.  

O projeto Diálogos com Antígona traz consigo o objetivo de apresentar olhares das mais diversas áreas do conhecimento, para contribuir com uma ampliação do olhar sobre os temas tratados. Os vídeos dos outros encontros realizados e mais informações sobre a liga e suas atividades estão disponíveis no Instagram e Youtube.