Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Libras em Toda Sociedade” é tema central do II Congresso Brasileiro Saúde em Libras

Notícias

“Libras em Toda Sociedade” é tema central do II Congresso Brasileiro Saúde em Libras

publicado: 01/11/2023 10h50 última modificação: 01/11/2023 10h50

Mostrar para a sociedade a importância, cada vez maior e urgente, da disseminação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o dia a dia da população surda e dos ouvintes. É com este propósito principal que será realizado o II Congresso Brasileiro Saúde em Libras, cujo tema é “Libras em Toda Sociedade”. O evento, promovido pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), acontecerá de 30 de novembro a 2 de dezembro, no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por todas as pessoas interessadas na área.

As inscrições para o evento devem ser realizadas pelo site. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 70,00 a R$ 160,00, a depender da categoria do participante. A programação terá palestras, rodas de conversas, minicursos e apresentação de trabalhos acadêmicos. Também será realizado durante o evento o 1º Prêmio Brasileiro Saúde em Libras, criado para reconhecer e dar visibilidade às iniciativas que serão apresentadas como trabalhos acadêmicos e sociais.

O congresso também visa divulgar e consolidar a perspectiva de atuação profissional Saúde em Libras, que é voltada para atender a especificidade linguística da comunidade surda, principalmente na área da saúde, mas que engloba todas as áreas da vida cotidiana. Especialistas da área de inclusão de diversas instituições do Brasil e do exterior serão palestrantes no congresso, que discutirá questões relativas à saúde da pessoa surda, nos âmbitos físico, mental e social, contribuindo também para fomentar a cultura surda e a Língua Brasileira de Sinais.

Entre os palestrantes convidados destaca-se a professora Dolors Rodríguez-Martín, da Universidade de Barcelona, que é enfermeira, antropóloga e doutora em Antropologia Social e Cultural. Suas áreas de interesse de pesquisa são a área da deficiência, focada especialmente na Comunidade Surda, com experiência de mais de 20 anos e foco em aspectos culturais e identitários e no acesso ao sistema de saúde. A programação detalhada e o perfil dos palestrantes do evento estão disponíveis no site do congresso.

A coordenadora do NAI, Karla Daniele Maciel Luz, ressalta que esta edição do congresso também adota a perspectiva “Child Friendly”, que visa acolher bem as crianças que comparecerem ao evento acompanhando os participantes. Para este público, o congresso irá disponibilizar o Espaço Libras Kids, que terá brinquedos infláveis, tendas, materiais para oficinas e brincadeiras envolvendo a Libras. É necessária a inscrição prévia da criança que irá participar do evento. Mais informações podem ser acessadas no site. Durante o evento, também será realizada a Feira Sertão, que contará com a presença de artesãos locais e reunirá produtos da culinária nordestina e artesanato em geral.

A primeira edição do Congresso Brasileiro Saúde em Libras foi realizada em 2018, com o intuito de expandir a perspectiva Saúde em Libras desenvolvida pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Univasf e que propõe a atuação profissional voltada à comunidade surda e à sua especificidade linguística. Mais detalhes sobre o congresso estão disponíveis no site e no Instagram do evento.