Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Militarismo, política e democracia” será tema de live do projeto Conversa no Insta hoje (14)

publicado: 14/07/2020 15h06 última modificação: 14/07/2020 15h06
Layla Shasta

Com o tema “Militares, política e democracia”, o projeto de extensão Conceito Chave, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará hoje (14) a 29º edição da atividade online “Conversa no Insta”, série de entrevistas ao vivo promovidas através do Instagram. Nesta edição, a ação contará com a participação do cientista político e major da reserva da Polícia Militar do Rio de Janeiro (RJ) Luiz Alexandre Costa. O debate na rede social terá início às 18h.

O objetivo da live, que terá duração de uma hora, é discutir a relação entre militares e política no Brasil, dialogando sobre perguntas relacionadas a como se desenvolveu historicamente esta ligação e como a história pode ser capaz de esclarecer o contexto político contemporâneo. Além desta edição, as transmissões acontecem uma vez por semana e são direcionadas à comunidade acadêmica e à comunidade externa, com o intuito de discutir temas que possuem relevância acadêmica e se conectam com o contexto atual da sociedade, mantendo um espaço aberto para interação com todo o público.

O Conceito Chave é coordenado pelo professor do Colegiado de Ciências Sociais da Univasf Fernando Souto e possui o apoio do Observatório de Estudos em Educação, Trabalho e Cultura – ETC, além de ter parceria com o Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da Univasf e o Mestrado Profissional em Ensino de Sociologia (Profsocio).

De acordo com Souto, para compreender as relações políticas e sociais do Brasil é preciso partir do entendimento da relação política entre militarismo e democracia no país, visto que a própria República foi fundada por militares. “Muita coisa de nossa sociedade possui aspectos militarizados e é necessário compreender quais as origens disso e o porquê de outras sociedades serem diferentes. Por isso, discutir esta temática é importantíssimo, principalmente porque esta compreensão só será possível se olharmos para os dias de hoje de um ponto de visto histórico”, afirma.