Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “O fascismo e as ciências sociais e humanas” é tema de live que acontece hoje (22) no Instagram do PPGCSB da Univasf

publicado: 22/06/2020 14h32 última modificação: 22/06/2020 14h32
Layla Shasta

O Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológicas (PPGCSB) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá promover hoje (22), através do Instagram, a live “O fascismo e as Ciências Sociais e Humanas”. A transmissão irá acontecer às 20h e contará com a participação da professora do Colegiado de Antropologia da Univasf Natacha Leal e da coordenadora do PPGCSB, Patrícia Nicola.

A live poderá ser acessada por meio do Instagram do PPGCSB. A iniciativa tem o objetivo de discutir a importância das ciências sociais e humanas para a sociedade, em especial diante da pandemia do novo coronavírus, destacando, ainda, as opressões que ideias como as defendidas por movimentos fascistas aplicam a estas áreas de conhecimento.

"Nós precisamos estar sempre discutindo a importância dos diferentes campos da Ciência e, neste momento, em especial, a das ciências humanas e sociais, que vêm sofrendo diversos ataques e minimizações. Além disso, é importante destacar que, em meio a uma pandemia, enquanto as ciências da saúde e biológicas estão em busca da vacina, temos também que trabalhar diversas questões que envolvem o desenvolvimento humano, portanto, não podemos dissociar este fato das questões sociais. Este campo deve ser discutido e valorizado neste momento", afirma Patrícia Nicola.

As lives do PPGCSB acontecem semanalmente, às quartas-feiras, e contam com a participação de docentes do Colegiado e de convidados para debater os temas propostos. A primeira, realizada na semana passada, discutiu, com a presença da psicóloga Edineia Sobrinho, “Os impactos do isolamento social no comportamento humano e nas relações interpessoais” e está disponível no Instagram do PPGCSB. A live desta semana foi antecipada para hoje em virtude do feriado de São João. E a próxima acontecerá no dia 1º de julho, quando abordará “O papel da cultura no fortalecimento dos vínculos sociais”, com a participação do professor do Colegiado de Antropologia da Univasf Rainer Brito.