Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Os desafios de estudantes surdos no ensino superior” será tema de Roda de Conversa na Univasf

Notícias

“Os desafios de estudantes surdos no ensino superior” será tema de Roda de Conversa na Univasf

publicado: 04/09/2018 15h40 última modificação: 05/09/2018 16h06
Mônica Santos
O evento vai acontecer na biblioteca do Campus Sede.

O evento vai acontecer na biblioteca do Campus Sede.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realizará, no dia 11 de setembro, uma roda de conversa que terá como tema “Os desafios de estudantes surdos no ensino superior”. A roda de conversa é promovida pelo Colegiado do curso de Especialização em Libras, ofertado pela Secretaria de Educação a Distância (SEaD) com o apoio do Núcleo de Práticas Sociais Inclusivas (Npsi) da Univasf. O evento vai acontecer na biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE), a partir das 19h. As inscrições são gratuitas e serão feitas no local.

A roda de conversa contará com a presença de Verena Gila Fontes, professora surda da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e Alex Sandrelanio dos Santos Pereira, professor da Associação Educacional Sons no Silêncio (AESOS). O AESOS é uma Organização Não-Governamental (ONG), com mais de 250 alunos surdos em que a maioria dos professores são fluentes na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Durante a Roda de Conversa serão discutidas as dificuldades da pessoa surda usuária de Libras no ensino superior. Dois especialistas debaterão sobre os métodos de seleção, a exemplo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); a falta de intérpretes; professores que não preparam aulas considerando a presença de um aluno surdo na sala de aula; e a exclusão que é feita pelos colegas, entre outros assuntos.