Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Perspectivas para Formação de Professores Pós Pandemia” será tema de Live realizada pela Univasf

publicado: 19/05/2020 18h08 última modificação: 19/05/2020 18h08
Renata Freitas

Discutir o impacto da pandemia do novo coronavírus na formação de professores e as perspectivas futuras, especialmente para os cursos de licenciatura. Este é o objetivo da Live que será realizada pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) nesta quinta-feira (21), a partir das 17h, pelo canal da Secretaria de Educação a Distância (Sead) no Youtube, com apoio da TV Caatinga. Uma iniciativa da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), por meio da Diretoria de Programas Especiais de Graduação (DPEG), a Live terá a participação da educadora Bernardete Angelina Gatti, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas.

Também participarão do evento a professora do Colegiado de Ciências da Natureza de Senhor do Bonfim Gisele Lemos Shaw e a diretora de Programas Especiais de Graduação da Proen, Jocilene Gordiano Lima Tomaz, que irão mediar o debate. A Live contará com tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras), com a participação do tradutor e intérprete Libras/Português Davi Lima, do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Univasf.

O evento é aberto à participação de docentes da Univasf e de outras instituições de ensino superior da região, que atuem na formação de professores, e também de pessoas interessadas na área. A professora Jocilene Gordiano ressalta que a iniciativa visa refletir sobre as conseqüências da pandemia, que provocou a suspensão das aulas nas Universidades e nas escolas de educação básica, trazendo também a necessidade das instituições de ensino e dos profissionais se reinventarem no ato de educar.

Esta nova situação que está posta no momento, segundo ela, também deverá provocar mudanças no processo de formação de professores, no escopo dos cursos de licenciatura. “É nosso compromisso social iniciar a discussão sobre essa temática. E o debate terá a participação de Bernardete Angelina Gatti, uma grande pesquisadora brasileira, que é referência na área de formação de professores”, destaca.

Jocilene ressalta ainda que a presença dos professores na Live será essencial para enriquecer as discussões, pois as mediadoras estarão apresentando as perguntas dos participantes à debatedora. “Esperamos uma grande participação dos nossos professores para que este espaço de interlocução seja rico e proveitoso para todos”, diz.