Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Povoadas” é a nova exposição fotográfica em cartaz na Univasf

“Povoadas” é a nova exposição fotográfica em cartaz na Univasf

publicado: 10/10/2023 15h33 última modificação: 10/10/2023 15h33

A história e cultura de quatro mulheres, retratadas através de rituais que representam sua ancestralidade, serão contadas na nova exposição fotográfica “Povoadas”, promovida pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). As fotografias foram registradas pelas lentes da jornalista Karen Lima e fazem parte do seu fotolivro autoral também intitulado “Povoadas”, que foi publicado em 2022 com apoio da Lei Aldir Blanc. A abertura da exposição acontece hoje (10), às 16 horas, no Hall da Reitoria, no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE).

A exposição reúne imagens de Oraci Terra, Jéssica Tumbalalá, Luádia Mabel e Mãe Vaníria de Oyá durante a realização de rituais sagrados para cada uma, que representam uma conexão com a natureza e a sua ancestralidade. As fotografias foram realizadas com o intuito de dar visibilidade às culturas que formam o país, na busca pelo respeito às pluralidades e pelo diálogo coletivo. A mostra permanecerá aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, até o final de novembro.

"Povoadas" também é uma mostra interativa e apresenta materiais extras a serem explorados a partir de QRCodes que levam os visitantes a vídeos e redes sociais das retratadas. Segundo Karen Lima, o objetivo do ensaio é apresentar mulheres que em sua individualidade representam os povos afro-indígenas e carregam consigo a história e cultura daqueles que formam o Brasil. “Quando eu cheguei a cada uma delas, a ideia não era ser um trabalho apenas estético, mas para que elas fizessem algo que representasse essa conexão com o que era povoado dentro delas, com o que é ancestral para elas”, relata a fotógrafa.

Jornalista do Núcleo de Ecologia e Monitoramento Ambiental (Nema) e ex-estagiária da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Univasf, Karen Lima é graduada pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Ela já fez registros fotográficos de festivais de arte e cultura na região e fotografou para jornais como a Folha de São Paulo. A jornalista e fotógrafa também trabalhou na produção de documentários e publicou o livro-reportagem "Fortaleza de Partilhas: relatos de Alcoólicos Anônimos", pela Editora Letramento.

A mostra “Povoadas” é a primeira ação realizada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC), através do Edital Nº 2/2023 de Ocupação dos Espaços Expositivos da Univasf. A realização da exposição conta com apresentação da diretora de Arte, Cultura e Ações Comunitárias, Flora Romanelli Assumpçã; participação do servidor Thiê Gomes dos Santos, na área administrativa e de revisão; e produção cultural e gráfica da estagiária Ana Luiza Miranda.

registrado em: , , , , ,