Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Saúde Física e Mental na Pandemia” será tema de live do projeto Autocuidado: Uma Visão Holística

publicado: 19/05/2021 12h18 última modificação: 19/05/2021 12h18
Renata Freitas

“Saúde Física e Mental na Pandemia” será o tema discutido no encerramento do projeto de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) “Autocuidado: Uma Visão Holística em Tempos de Pandemia”.  A última live do projeto acontecerá às 19h, desta quinta-feira (20). O evento terá como debatedores convidados os professores da Univasf Verônica Côrtes e Marcelo de Maio e será transmitido pelo canal do projeto no YouTube.

Verônica Côrtes é professora do Colegiado de Psicologia da Univasf, na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho. Psicóloga graduada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), tem mestrado em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília (UnB) e é doutoranda em Psicologia Organizacional e do Trabalho na UFBA. Marcelo de Maio é docente do curso de Educação Física e coordenador da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da Univasf. Ele possui graduação em Educação Física e especialização em Treinamento Físico e Desportivo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), e mestrado e doutorado em Ciências do Esporte, pela Escola Superior de Educação Física da cidade de Colónia, na Alemanha. À frente do debate com os convidados estará a coordenadora do projeto, Dôra Paixão.

Esta é a nona live realizada pelo projeto, criado em 2020 com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex). Ao longo de sua execução, o “Autocuidado: Uma Visão Holística em Tempos de Pandemia” contou com uma equipe multiprofissional, que atuou com o objetivo de promover diálogos contínuos sobre a importância do autocuidado e da construção de redes de cooperação mútuas durante e no pós-pandemia.

As temáticas que foram discutidas pelo projeto são: “Autocuidado Uma Visão Holística em Tempos de Pandemia”, “Autocuidado em Tempos de Pandemia: Psicossomática, idosos Maduros e as conexões eletrônicas”, “Covid 19 - Sintomas, Panoramas, Cuidados e a Segunda Onda de Contaminação”, “Espiritualidade”, “Vidas Negras Importam”, “Planejamento e Desenvolvimento Sustentável para 2021”, “Covid-19: Vacina e a nova variante” e “Autocuidado nas redes sociais: A ciência no combate às fake news”. As lives já realizadas estão disponíveis no YouTube do projeto, que também disponibiliza informações sobre suas atividades no Instagram.