Notícias
“Seminário sobre o Transporte Estudantil da Univasf” acontece na terça-feira (2)
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá na próxima terça-feira (2) um evento para discutir o Serviço de Transporte Estudantil Intercampi, oferecido por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae). O “Seminário sobre o Transporte Estudantil da Univasf” será realizado no Cineteatro, no Campus Sede, em Petrolina (PE), a partir das 8h30, e é aberto a toda a comunidade. Haverá transmissão ao vivo pelo canal da TV Caatinga no YouTube.
O seminário terá a participação do reitor Telio Nobre Leite, do pró-reitor de Assistência Estudantil, Clébio Pereira Ferreira, e do professor do Colegiado de Engenharia Civil Rafael Amorim Viana de Moura, coordenador do projeto de extensão “Transporte Intercampi da Univasf: Diagnóstico de Operação, Pesquisa de Embarque/Desembarque e Propostas de Reestruturação”. O evento tem como objetivo debater sobre o Serviço de Transporte Estudantil Intercampi, os desafios e as perspectivas desse serviço, mantido desde 2014 pela Univasf.
O professor Rafael Viana apresentará o resultado da Pesquisa Origem e Destino, realizada junto aos estudantes nos meses de abril e maio desse ano. O estudo foi realizado no âmbito do projeto de extensão “Transporte Intercampi da Univasf: Diagnóstico de Operação, Pesquisa de Embarque/Desembarque e Propostas de Reestruturação”. Desenvolvido em parceria com a Proae, o estudo teve como objetivo fazer um diagnóstico do serviço de transporte estudantil visando à proposição de melhorias.
O pró-reitor Clébio Ferreira convida toda a comunidade acadêmica e, em especial os discentes, para participar do seminário. “Será uma oportunidade de discutir esse assunto, que é de extrema importância para tomarmos decisões acerca do futuro desse serviço na Univasf. Estamos num momento em que, muito brevemente, a circulação de veículos entre Petrolina e Juazeiro passará por alterações devido às obras de duplicação da ponte Presidente Dutra e nós também precisamos nos preparar para essas mudanças”, enfatiza.
Ferreira destaca ainda que o serviço vem enfrentando ao longo desse ano muitos desafios, como greves de motoristas e o envelhecimento da frota de ônibus. “Estamos nesse momento passando por uma greve de motoristas, por atraso no pagamento dos salários por parte da empresa terceirizada, e isso prejudica a todos nós. Então, esse assunto é realmente muito relevante para a Universidade e esperamos contar com a presença dos nossos discentes nesse seminário para discutirmos todos esses desafios”, conclui.
