Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Vidas Negras Importam” será tema de live do projeto Autocuidado: Uma Visão Holística em Tempos de Pandemia

publicado: 18/11/2020 15h58 última modificação: 18/11/2020 15h58
Renata Freitas

O projeto de extensão Autocuidado: Uma Visão Holística em Tempos de Pandemia, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), discutirá o tema “Vidas Negras Importam”. O debate acontecerá nesta quinta-feira (19), véspera do Dia da Consciência Negra, por meio de uma live, que terá a presença de quatro debatedores convidados. A transmissão será pelo canal do projeto no YouTube, a partir das 19h.

O debate terá a participação do Doutor Honoris Causa pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e babalorixá Ruy do Carmo Póvoas, fundador do Ilê Axé Ijexá, terreiro de candomblé de origem nagô, de nação Ijexá, e também fundador do Laboratório de Redação e do Núcleo de Estudos Afro-Baianos Regionais ─ Kàwé, da UESC; do psicólogo Irapoan Nogueira Filho, professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e membro da Associação Brasileira de Psicologia Social, da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros, e da Articulação Nacional de Psicólogas e Psicólogos Negros; do historiador Nilton de Almeida Araújo, professor da Univasf e coordenador do Núcleo de Estudos Étnicos e Afro-Brasileiros Abdias Nascimento-Ruth de Souza (Neafrar) e do Observatório de Estudos em Educação, Trabalho e Cultura (ETC); e da psicóloga Jeane Saskya Campos Tavares, docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (CDH-CFP) e membro colaborativo do GT de saúde da população negra, da Sociedade Brasileira de Medicina de família e Comunidade (SBMFC).

A live contará com a mediação da coordenadora do projeto Autocuidado: Uma Visão Holística em Tempos de Pandemia, Dôra Paixão, que é servidora Técnica-Administrativa em Educação (TAE) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da Univasf. A discussão dessa temática no mês de novembro, dedicado à luta contra o racismo no Brasil, visa, de acordo com Dôra, combater as estruturas racistas existentes na sociedade.

“O projeto foi elaborado com a intenção de contribuir com o autocuidado em suas diversas vertentes, inclusive visando trabalhar questões ligadas ao racismo, e sempre procuramos ter diversidade de gênero e raça nas lives. Nesta edição, vamos pautar nosso diálogo alertando que precisamos ser antirracistas, combatendo esse sistema escravagista estrutural e institucional”, destaca a coordenadora. Ela ressalta que essa discussão torna-se ainda mais pertinente e urgente no momento em que o mundo constata o impacto do coronavírus na população negra. “Vidas Negras Importam! Todas as vidas importam! Desde que esse modelo eugênico e eurocêntrico seja combatido por todas as pessoas independentemente de classe social, raça ou gênero”, conclui Dôra.

Com uma equipe multiprofissional, formada por profissionais de Juazeiro (BA), Petrolina (PE), Natal (RN), Senhor do Bonfim (BA), São Raimundo Nonato (PI) e São Paulo (SP), o projeto Autocuidado: Uma Visão Holística em Tempos de Pandemia realiza lives mensalmente, com a participação de convidados das mais diversas áreas. A primeira live aconteceu em agosto e, desde então, já foram discutidas várias temáticas, entre as quais “Terapias Sistêmicas, Somatizações e Cuidados”, “Um Novo Normal – Como Assim?” e “Espiritualidade”. Mais informações sobre o projeto e as lives já realizadas estão disponíveis no YouTube e no Instagram.