Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2º Seminário de Teoria Arqueológica (Seta) inicia nesta quarta-feira (18)

2º Seminário de Teoria Arqueológica (Seta) inicia nesta quarta-feira (18)

publicado: 16/08/2021 14h22 última modificação: 16/08/2021 14h22
Júlia R. Mendes

Com mais de 300 inscritos, começa nesta quarta-feira (18) o 2º Seminário de Teoria Arqueológica Contemporânea (Seta) e o 2º Seminário de Pesquisa dos Discentes da Pós-Graduação, que acontecem simultaneamente, de forma remota. O evento, organizado pelos estudantes do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (PParque) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), apresenta a temática “Perspectivas Arqueológicas no Presente e para o Futuro” e inicia às 9h, pelo canal do II Seta no YouTube. A programação, que vai até o dia 20 de agosto, conta com palestras, mesas redondas, apresentação de trabalhos e exposições fotográficas que visam fomentar debates acerca das teorias arqueológicas em discussão atualmente.

Os interessados ainda podem se inscrever até amanhã (17) pelo site. O evento será dividido em três eixos temáticos, sendo um tema para cada dia. Na quarta-feira (18), o tema será “Arqueologia e Transdisciplinaridades”; na quinta-feira (19), a temática será “Diásporas Africanas e Diálogos Arqueológicos”; e no último dia (20), o tema será “Arqueologias, Comunidades e Construção de Narrativas”.

A abertura do evento será realizada na quarta-feira às 10h. Em seguida, ocorrerão as sessões de comunicação, com a apresentação dos trabalhos, de acordo com o eixo temático do dia. Nesta edição do Seta, há 30 trabalhos inscritos para apresentação. Também haverá uma mesa-redonda e uma palestra, com o tema “Feminismos e descolonialidade para transdisciplinar a Arqueologia, vamos?”, ministrada pela professora do Departamento de Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Loredana Ribeiro. A programação completa e outras informações estão no site

O evento conta ainda com uma mostra de fotos dos participantes, que irá reunir registros que retratam a prática arqueológica em meio à pandemia. A exposição será realizada na sexta-feira (20), como parte da programação de encerramento do 2º Seta, e busca levantar reflexões sobre como a pandemia de Covid-19 vem afetando o desenvolvimento das pesquisas arqueológicas.

A arqueóloga e mestranda do PParque da Univasf Caroline Siqueira é membro da comissão organizadora do evento e conta que o intuito do 2º Seta é tentar abordar os diversos eixos de pesquisas que estão sendo estudados pelos discentes do PParque. “É importante compreender como as correntes teóricas estão influenciando os trabalhos acadêmicos e fomentar um pensamento crítico em relação às pesquisas que serão apresentadas”, pontua.

Caroline diz que a pandemia vai continuar impactando as pesquisas arqueológicas. “O tema do evento ficou pautado em como a Arqueologia, diante do cenário pandêmico, enfrenta desafios e como os pesquisadores tiveram que se adequar a essa nova realidade, não abrindo mão da pesquisa científica, mas sim se adaptando a uma nova realidade” comenta.

Minicursos - O 2º Seta também promoverá três minicursos. Nos dias 16 e 17 de agosto, das 14h às 18h, será realizado o minicurso “Silenciamentos na produção acadêmica: possibilidade a partir de fontes orais e da micro-história na dizi/visibilidade de sujeitos excluídos da história”, que será ministrado pela professora do Instituto Federal do Piauí (IFPI) e pesquisadora da Fiocruz Jéssica Aguiar. E de 23 a 25 de agosto, das 15h às 18h, o minicurso será sobre “A pesquisa histórica e o uso de fontes documentais: limites e possibilidades na produção de narrativas sobre século XIX no Sudoeste/Sudeste do Piauí” e será ministrado pelas professoras da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) Déborah Gonçalves Silva e Nayanne Magna Ribeiro Viana.

Nos dias 25 e 26 de agosto, das 18h às 22h, será realizado o minicurso “Grafismos rupestres como grafismos indígenas: diálogos com a antropologia”, com a professora Vanessa Linke, do Colegiado de Arqueologia da Univasf, Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI).  As inscrições para este minicurso ainda estão abertas e podem ser realizadas através do e-mail iiseminariodearqueologia@gmail.com. Mais informações estão disponíveis no site e no Instagram do evento.