Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 5º Simpósio das Residências em Saúde do Vale do São Francisco (SIMPRES) acontecerá na Univasf na próxima semana

publicado: 30/11/2018 11h00 última modificação: 30/11/2018 11h00
Mônica Santos

A Coordenação das Residências Multiprofissionais em Saúde (COREMU) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá o 5º Simpósio das Residências em Saúde do Vale do São Francisco (SIMPRES), nos dias 3 e 4 de dezembro. O evento terá como tema “Formação em Defesa do SUS: Projetos Pedagógicos em Debate” e vai acontecer a partir das 9h, no auditório da biblioteca, localizado no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE). As inscrições são gratuitas e serão feitas no local do evento.

A conferência de abertura irá abordar o tema “Formação em defesa do SUS: Projetos pedagógicos em debate” e será ministrada por Ricardo Ceccim, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além disso, haverá rodas de conversa, apresentação de Grupos de Trabalho (GTs) e Grupos de Trabalho de Pares, com residentes, preceptores e tutores dos programas, um espaço para uma devolutiva sobre os GTs.

Também será realizado o lançamento de dois livros escritos por preceptores, tutores e alunos do Programa de Educação Tutorial (PET-Saúde) da Univasf. O primeiro, intitulado: “Experiências de esvaziamento ensino-serviço-comunidade no sertão do São Francisco: contações do vivido e refletido”, faz um panorama sobre a construção do ensino em saúde na região desde o edital do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), do Ministério da Saúde, de 2007, até os dias atuais. Já o segundo, “Guia de preceptoria em saúde no SUS: Construindo conhecimento pela integração do ensino-serviço”, é resultado da participação de preceptores do PET-Saúde da Univasf em um curso de preceptoria em saúde ministrado pelo Hospital Sírio-Libanês.

O SIMPRES irá discutir como as residências em saúde podem atuar como instrumentos de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) através de modos de qualificação e formação dos Programas e dos seus Projetos Político-Pedagógicos (PPP). O evento é voltado para residentes, professores, profissionais de saúde, gestores e graduandos da área de saúde.

De acordo com Bárbara Cabral, professora do Programa de Residências Multiprofissionais em Saúde da Univasf, o objetivo é potencializar o diálogo sobre os desafios e potencialidades das Residências em Saúde do Vale do São Francisco. “Acredito que o evento contribuirá para o fortalecimento dos Programas e, consequentemente, para a qualificação das redes de saúde, principalmente por meio da formação dos nossos residentes”, afirma.