Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 7º Fórum de Mobilização Antimanicomial do Sertão do Submédio São Francisco acontecerá em maio na Univasf

publicado: 12/04/2017 09h50 última modificação: 12/04/2017 09h50
João Pedro Ramalho

O Núcleo de Mobilização Antimanicomial do Sertão (Numans), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), irá promover o 7º Fórum de Mobilização Antimanicomial (FMA) do Sertão do Submédio São Francisco e a 4ª Mostra de Atenção Psicossocial (MAP). Com o tema “Em defesa da Atenção Psicossocial: resistir e lutar!”, o evento é aberto para estudantes de graduação e pós-graduação, professores, profissionais e usuários do SUS, e acontecerá entre 31 de maio e 2 de junho, no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA).

A programação do evento conta com debates, oficinas, ágoras e sessões culturais e de apresentação de trabalhos, que abordam o tema da Atenção Psicossocial.  As inscrições são gratuitas e estão abertas até 22 de maio, e devem ser realizadas por meio de formulário online. Quem já tiver participado de outras edições do Fórum não precisa realizar um novo cadastro, bastando acessar o portal e fazer o login com o usuário utilizado nas inscrições anteriores.

De acordo com o professor do Colegiado de Enfermagem (Cenf) da Univasf e organizador do 7º FMA e 4ª MAP, Venâncio Sant’Ana, a luta pela Atenção Psicossocial foi originada após a reforma psiquiátrica no Brasil. “Com a eliminação dos manicômios, vem se tentando mostrar como pode ser feito o tratamento e o acompanhamento dos pacientes que antes estavam nesses ambientes”, conta o professor. Segundo Sant’Ana, a promoção desse debate durante o evento tem um objetivo triplo: tornar pública à sociedade a mobilização antimanicomial, conhecer os trabalhos realizados nessa área, tanto nas universidades como nas instituições de saúde, e apresentar aos gestores as possibilidades de se efetivar as mudanças no sistema psiquiátrico.

O prazo para quem pretende submeter trabalhos vai até o dia 1º de maio. A modalidade prevista é a apresentação oral de resumo, que deve estar alinhado a um dos dez eixos temáticos componentes do evento. A divulgação dos trabalhos selecionados está prevista para o dia 17 de maio.

Alojamento – Já os participantes interessados em alojamento têm até o dia 22 para solicitar vaga. O processo deve ser feito junto com a inscrição principal, através de um tópico específico sobre reserva para alojamento. Caso a inscrição seja finalizada sem que esse tópico tenha sido marcado, o participante ainda pode recorrer ao preenchimento de um segundo formulário.

Outras informações sobre o 4º FMA e a 4ª MAP podem ser consultadas no blog do Numans, na página do evento, ou pelos e-mails fmasertao@yahoo.com.br, cientificafma@gmail.com e alojamento6forum@gmail.com.