Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 7º Fórum de Mobilização Antimanicomial do Sertão do Submédio São Francisco acontecerá em maio na Univasf

Notícias

7º Fórum de Mobilização Antimanicomial do Sertão do Submédio São Francisco acontecerá em maio na Univasf

publicado: 12/04/2017 09h50 última modificação: 12/04/2017 09h50
João Pedro Ramalho

O Núcleo de Mobilização Antimanicomial do Sertão (Numans), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), irá promover o 7º Fórum de Mobilização Antimanicomial (FMA) do Sertão do Submédio São Francisco e a 4ª Mostra de Atenção Psicossocial (MAP). Com o tema “Em defesa da Atenção Psicossocial: resistir e lutar!”, o evento é aberto para estudantes de graduação e pós-graduação, professores, profissionais e usuários do SUS, e acontecerá entre 31 de maio e 2 de junho, no Complexo Multieventos, Campus Juazeiro (BA).

A programação do evento conta com debates, oficinas, ágoras e sessões culturais e de apresentação de trabalhos, que abordam o tema da Atenção Psicossocial.  As inscrições são gratuitas e estão abertas até 22 de maio, e devem ser realizadas por meio de formulário online. Quem já tiver participado de outras edições do Fórum não precisa realizar um novo cadastro, bastando acessar o portal e fazer o login com o usuário utilizado nas inscrições anteriores.

De acordo com o professor do Colegiado de Enfermagem (Cenf) da Univasf e organizador do 7º FMA e 4ª MAP, Venâncio Sant’Ana, a luta pela Atenção Psicossocial foi originada após a reforma psiquiátrica no Brasil. “Com a eliminação dos manicômios, vem se tentando mostrar como pode ser feito o tratamento e o acompanhamento dos pacientes que antes estavam nesses ambientes”, conta o professor. Segundo Sant’Ana, a promoção desse debate durante o evento tem um objetivo triplo: tornar pública à sociedade a mobilização antimanicomial, conhecer os trabalhos realizados nessa área, tanto nas universidades como nas instituições de saúde, e apresentar aos gestores as possibilidades de se efetivar as mudanças no sistema psiquiátrico.

O prazo para quem pretende submeter trabalhos vai até o dia 1º de maio. A modalidade prevista é a apresentação oral de resumo, que deve estar alinhado a um dos dez eixos temáticos componentes do evento. A divulgação dos trabalhos selecionados está prevista para o dia 17 de maio.

Alojamento – Já os participantes interessados em alojamento têm até o dia 22 para solicitar vaga. O processo deve ser feito junto com a inscrição principal, através de um tópico específico sobre reserva para alojamento. Caso a inscrição seja finalizada sem que esse tópico tenha sido marcado, o participante ainda pode recorrer ao preenchimento de um segundo formulário.

Outras informações sobre o 4º FMA e a 4ª MAP podem ser consultadas no blog do Numans, na página do evento, ou pelos e-mails fmasertao@yahoo.com.br, cientificafma@gmail.com e alojamento6forum@gmail.com.