Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 7º Fórum de Mobilização Antimanicomial do Sertão do Submédio São Francisco inicia nesta quarta-feira (31)

publicado: 29/05/2017 16h26 última modificação: 29/05/2017 16h26
João Pedro Ramalho

Com o tema “Em defesa da Atenção Psicossocial: resistir e lutar!”, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá promover, de quarta (31) a sexta-feira (2), o 7º Fórum de Mobilização Antimanicomial do Sertão do Submédio São Francisco (FMA) e a 4ª Mostra de Atenção Psicossocial (MAP). O evento é organizado pelo Núcleo de Mobilização Antimanicomial do Sertão (Numans) e ocorrerá no Complexo Multieventos da Univasf, localizado no Campus Juazeiro (BA). As atividades são gratuitas e abertas à população.

A programação terá início na manhã da quarta-feira, com atividades culturais e oficinas. À tarde, a ágora de abertura discutirá o tema “Protagonismo e empoderamento dos usuários e familiares em Saúde mental: uma via para resistência e luta”. Participarão do debate Eduardo Vasconcelos, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Leide Bonfim, da Associação Metamorfose Ambulante de Usuários e Familiares do Serviço de Saúde Mental (Amea); e Leo Pinho, secretário da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme).

Outras duas ágoras integram a programação e debaterão os temas “Política e produção de cuidado em saúde na relação com os desafios para formação” e “Diálogos Intercambiantes: atenção à pessoa em crise e os desafios de uma rede efetivamente substitutiva”. O evento conta ainda com sessões de apresentação de trabalhos e rodas narrativas. Também faz parte do programa o espetáculo teatral “Que corpo é esse?”, organizado pelo Coletivo Incomum, que acontecerá no Teatro Dona Amélia, no Sesc, em Petrolina (PE).

Outras informações sobre o 7º FMA e a 4ª MAP podem ser consultadas no blog do Numans, na página do evento ou pelos e-mails fmasertao@yahoo.com.br e cientificafma@gmail.com.