Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ação Território Quilombo Lagoas acontece na região de São Raimundo Nonato (PI) com participação da Univasf e instituições parceiras

publicado: 11/10/2022 15h10 última modificação: 11/10/2022 15h10
Renata Freitas

Ação conta com rodas de conversa e oferta de serviços diversos para as comunidades. /Foto: Arquivo dos professores.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), por meio do Colegiado de Antropologia (CANT), a Defensoria Pública do Piauí, a Defensoria Pública da União e o I Território Quilombola Lagoas realizam, até sexta-feira (14), a Ação Território Quilombo Lagoas, em municípios na região de São Raimundo Nonato (PI). A iniciativa será realizada em comunidades diferentes a cada dia e contará com rodas de conversa sobre temas diversos, oferta de serviços jurídicos e programação especial pelo dia das crianças.

O evento é promovido pelos projetos de extensão “Fórum Permanente de Cartografia Quilombola” e “Assessoria a Associação Territorial do Quilombo Lagoas”, coordenados respectivamente pelos professores do CANT Bernardo Curvelano Freire e José Jaime Freitas Macedo. Durante a ação, serão debatidas temáticas relativas às comunidades quilombolas. Entre os temas a serem discutidos destacam-se “Política de saúde da família adequada para a realidade do território Pontos focais: Lideranças quilombolas”, nesta quarta-feira (12), e “Titulação do Território Quilombola Lagoas”, na sexta-feira (14). As rodas de conversa contarão com a presença dos professores Bernardo Curvelano Freire e José Jaime Freitas Macedo, além de representantes de outras instituições envolvidas na organização.

Paralelamente, os participantes da ação também terão acesso a serviços como emissão de RG e CPF, divórcio amigável, formalização e dissolução de união estável, inscrição e atualização no CadÚnico, entre outros. A programação completa da Ação Território Quilombo Lagoas está disponível neste link. A ação também conta com a participação de outros parceiros, a exemplo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Receita Federal, Secretaria de Agricultura e das secretarias de Assistência Social municipais.