Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ações de internacionalização da Univasf serão apresentadas amanhã (6) no Campus Serra da Capivara

publicado: 05/09/2017 16h32 última modificação: 05/09/2017 16h32
João Pedro Ramalho

A Assessoria de Relações Internacionais (ARI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) tem percorrido os campi da instituição para apresentar à comunidade acadêmica o Plano de Internacionalização da Univasf e o Bureau de Contatos Internacionais. Amanhã (6), discentes, docentes e técnicos do Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI), terão a oportunidade de participar do seminário, que tem como tema “Editais internos: proposta para internacionalização da Univsaf”. O evento será realizado no auditório do campus, a partir das 10h.

O Plano de Internacionalização foi lançado em 2015, atualizado este ano e tem validade até 2019. As ações previstas no Plano e apresentadas no seminário dizem respeito principalmente a duas frentes relativas à estruturação dos convênios de cooperação internacional, para os docentes, e da mobilidade estudantil internacional, para os discentes. A partir de agora, o objetivo é que a ARI esteja mais presente nos processos de internacionalização realizados na Univasf, dando suporte aos envolvidos, bem como produzindo registros para a própria Universidade, já que a contabilização dessas ações é importante nas pontuações das avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o professor Guilherme Medeiros, que integra a equipe da ARI, a aplicação do plano possibilita que o apoio institucional da Univasf fique mais evidente. “Isso mostra como a instituição está se preparando para que esse processo de internacionalização seja mais simples, visível e extremamente transparente”, afirma Medeiros.

Já o Bureau de Contatos Internacionais, que é vinculado à ARI e está em fase implantação, é responsável pela coordenação dos convênios de cooperação internacional realizados por professores e pela coordenação dos processos de intercâmbio acadêmico realizados por estudantes. Segundo Medeiros, os convênios costumavam partir de ações isoladas dos docentes. A partir de agora, porém, eles poderão se dirigir ao Bureau em busca de apoio. “O Bureau terá a função de receber as propostas de convênios, propor as críticas e fazer as soluções”, explica Medeiros.

O seminário também será realizado pela ARI nos Campi Paulo Afonso (BA), no próximo dia 13, e Ciências Agrárias (CCA), em Petrolina (PE), no dia 20. O evento já aconteceu nos campi Senhor do Bonfim (BA) e Sede, em Petrolina (PE), durante o mês de agosto. O Bureau de Contatos Internacionais está localizado no 1º andar do prédio de Colegiados do Campus Juazeiro.