Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Atletas do Projeto Capoeira na Univasf conquistam o pódio dos X Jogos do Nordeste da Capoeira Abadá

publicado: 01/06/2023 14h11 última modificação: 01/06/2023 14h15
Nicole Muniz

Cinco integrantes do Projeto Capoeira na Univasf foram premiados.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) foi representada nos X Jogos do Nordeste da Capoeira Abadá, que aconteceu neste último final de semana, entre os dias 26 e 28 de maio, na cidade de Maceió (AL), por atletas do Projeto Capoeira na Univasf.  Dentre as várias categorias, como graduação, idade, sexo e peso, cinco atletas capoeiristas dos seis que representaram o projeto nos Jogos alcançaram colocações em suas modalidades, trazendo medalhas e troféus para casa. A competição foi promovida pela Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira (Abadá)

O Capoeira na Univasf foi representado no evento pelo seu coordenador, o professor do Colegiado de Educação Física Sérgio Moreira, que foi um dos campeões da modalidade 45+ (Baobá) para instrutores e professores, e por estudantes integrantes do projeto. Anderson de Souza Pinheiro e João Pedro Monteiro alcançaram o 1º e 2º Lugar, respectivamente, na categoria médio-gunga (pesos médio-pesado), Davi Leite e Rafael Santos ficaram, respectivamente, em 3º e 4º lugar na modalidade Viola (peso leve) e Gladeston Alisson Santos participou da competição no peso leve.

Para o mestrando do Programa Pós-Graduação em Educação Física da Univasf, Anderson de Souza Pinheiro, foi gratificante representar o projeto e a cidade de Petrolina na competição e comentou o quão foi recompensador  testar seu desempenho e obter resultados. “Em relação ao pódio, foi algo que eu já queria, já buscava há um tempo. Tive a oportunidade de participar desse evento ano passado e dessa vez me esforcei mais um pouquinho, treinei, fui vendo o que tinha errado na outra competição e graças a Deus fui feliz de sair com a primeira colocação” declara.

O estudante do curso de Licenciatura em Educação Física da Univasf, Rafael Santos, está no projeto há 4 anos e assim como Pinheiro, participou da competição no ano anterior, mas para ele esta edição foi mais significativa pela presença do fundador da Abadá – Capoeira, o Mestre Camisa. Sobre sua colocação no pódio, Rafael afirma estar contente dado o número significativo de competidores. “Tinha 20 competidores na minha categoria e saber que todos os treinos, as dores e os ensinamentos do professor Sergio foram recompensados com o pódio, é muito gratificante” relata.

Segundo o professor Sérgio Moreira, participar X Jogos do Nordeste de Capoeira foi importante para fomentar a motivação da equipe e por ser um processo de avaliação de desempenho do Projeto Capoeira desenvolvido na Universidade. “Sentimos que estamos no caminho certo com a preparação dos atletas do Projeto Capoeira na Univasf. Nosso projeto, hoje, além de ofertar o ensino da capoeira à comunidade visando educação e saúde, lança novos capoeiraras competidores, os quais possivelmente darão continuidade na manutenção e valorização da arte capoeira na região”, afirma Moreira.

O campeonato contou com a participação de capoeiristas dos nove estados da região Nordeste e finalizou com a entrega de premiações aos ganhadores na terra de Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, à cerca de uma hora da cidade de Maceió (AL).

O Capoeira na Univasf surgiu em 2016, direcionado à comunidade em geral. O projeto adota em suas aulas o método-sistema da Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte Capoeira - Abadá Capoeira. Fundada em 1988, a associação Escola Abadá-Capoeira tem como objetivos difundir, preservar e valorizar a cultura brasileira por meio da capoeira e da formação de crianças, jovens e adultos e da qualificação profissional de professores de capoeira.