Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Atletas do projeto Lutando pela Cidadania da Univasf conquistam o pódio em campeonatos de jiu-jítsu

publicado: 18/10/2023 10h29 última modificação: 18/10/2023 10h29
Nicole Muniz

Atletas foram competir em campeonato realizado em Senhor do Bonfim (BA).

O projeto de extensão “Lutando pela Cidadania”, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), levou atletas para competições de jiu-jítsu realizadas no Recife (PE) e em Senhor do Bonfim (BA), no mês de setembro. Os atletas do projeto conquistaram 23 medalhas nas duas competições. No Campeonato Sul Americano 2023, que aconteceu na capital pernambucana, quatro atletas subiram ao pódio por conquistar duas medalhas de ouro e duas de bronze. No XV Bonfim Open de Jiu-Jítsu 2023, que teve a participação de 21 integrantes do projeto, a equipe conquistou 19 medalhas, das quais nove de ouro, quatro de prata e seis de bronze.

Atleta de jiu-jítsu há sete meses, o estudante do 2º ano do ensino médio, Jonathan Nogueira Santos, de 16 anos, já participou de quatro campeonatos pelo projeto. No Campeonato Sul Americano em Recife, o atleta, que é faixa branca no esporte, ficou em primeiro lugar na sua categoria, peso galo. “As competições são muito diferentes dos treinos na academia, principalmente por ter um público enorme assistindo. Então, foi muito importante, pois me desafiei e mostrei as habilidades e técnicas que aprendi com meus professores e colegas de treino”, relata o estudante.

O eletricista Vanillo Bezerra Ribeiro, de 28 anos, pratica jiu-jítsu há sete anos e ficou em segundo lugar na competição em Senhor do Bonfim, na categoria faixa roxa pluma, até 68 quilos. “Para quem compete é muito importante a primeira colocação e quando não vem, a gente tenta trabalhar os erros para na próxima competição chegar ao objetivo, mas fiquei muito feliz por competir. A gente que luta sempre se lesiona e ainda consegue lutar bem, o que nos motiva para a próxima”, conta o atleta.

O Lutando pela Cidadania tem entre seus propósitos treinar atletas para competições profissionais de jiu-jítsu e fomentar a inclusão social através do esporte. Voltado para praticantes do esporte acima de 10 anos, o projeto contempla estudantes da Univasf, de escolas públicas, e outros atletas da comunidade externa. Atualmente, conta com a participação de 30 atletas e 10 colaboradores, membros da comunidade acadêmica da Univasf e externa.

O coordenador do projeto e docente do Colegiado de Engenharia Agronômica, Adriano Victor Lopes, destaca que participar das competições é muito gratificante para todos que fazem parte do Lutando pela Cidadania, principalmente por acompanhar a evolução dos atletas no esporte. Uma das metas do projeto atualmente, segundo ele, é levar os atletas para competir no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu em 2024 e, a partir dos resultados obtidos na competição, conquistar bolsas para os atletas medalhistas.