Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Atuação docente estará em discussão no Ciclo de Debates – Ciências Sociais nesta quinta-feira (1º)

publicado: 29/09/2020 16h57 última modificação: 29/09/2020 16h57
Gersica Brito

A fim de debater sobre a atuação na docência, o Colegiado de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) discutirá o tema “El Docente en la Tradición Reflexiva”, no Ciclo de Debates – Ciências Sociais. O evento acontecerá nesta quinta-feira (1º), a partir das 19h, no canal da Secretaria de Educação a Distância (Sead) no YouTube.

Os interessados podem se inscrever através de formulário online até o dia do evento. O debate será mediado pelo coordenador do Colegiado de Ciências Sociais da Univasf, Adelson Dias de Oliveira, e terá como palestrante convidado, o professor José Antonio Serrano Castañeda da Universidad Pedagógica Nacional (UPN), do México.

O professor Adelson explica que o debate abordará o tema de uma forma contemporânea, para atender a necessidade de compreensão da função da docência, o que inclui a reflexão como fundamental para construir novas perspectivas para repensar a formação e atuação docente. “Constitui-se de uma proposta atual para entendermos tradicionalmente a docência e a reflexão na escola, na sala de aula”, ressalta Oliveira. Além disso, ele diz que considera o cenário atual da sociedade um momento pertinente para traçar outros caminhos no que se diz respeito a oferecer educação de qualidade e que faça sentido para os alunos e professores, por isso a importância do debate.

O Ciclo de Debates – Ciências Sociais acontece mensalmente durante o semestre. Devido à pandemia da Covid-19, desde agosto, as discussões se tornaram online. Os temas abordados sempre se relacionam com as áreas de Antropologia, Ciências Políticas ou Sociologia. A edição de setembro abordou a temática “O cuidado e o autocuidado no cotidiano e as práticas integrativas e complementares em saúde” e teve a participação dos professores do Colegiado de Psicologia da Univasf Alexandre Franca Barreto e Marcelo Ribeiro. As transmissões estão gravadas e disponíveis no canal da Sead no YouTube.