Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aula Inaugural do período 2024.1 da pós-graduação foi realizada ontem (11) com acolhimento aos ingressantes

publicado: 12/03/2024 17h20 última modificação: 12/03/2024 17h20

Aula Inaugural reuniu estudantes e professores de diversos programas de pós-graduação.

Palestras e apresentação de setores essenciais para a realização das atividades acadêmicas fizeram parte da programação da Aula Inaugural do Período Letivo 2024.1 da pós-graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), foi realizado na tarde de ontem (11), no auditório da biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE). A iniciativa teve como principal objetivo promover o acolhimento para os discentes ingressantes no novo período letivo.

A Aula Inaugural iniciou com uma mesa de abertura composta pelo reitor da Univasf, Telio Nobre Leite; pela pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Helena Matos; pelos diretores de Pós-Graduação, Daniel Ribeiro Menezes; de Pesquisa, Daniel Tenório da Silva; e de Inovação Tecnológica, Daniel dos Santos Costa. Após as falas dos participantes da mesa, a pós-graduação da Universidade foi apresentada pela pró-reitora Helena Matos.

“Profissão Cientista: uma caminhada de descobertas na pesquisa”, ministrada pelo professor Mateus Matiuzzi, do Colegiado de Zootecnia e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA) e em Ciências Veterinárias no Semiárido (PPGCVS) da Univasf, foi a primeira palestra da tarde. Matiuzzi falou sobre sua experiência como pesquisador e destacou aspectos importantes para a carreira de um cientista. A segunda palestra, com o tema “Como a pós-graduação mudou a minha vida”, foi apresentada pela docente Ana Paula Oliveira, do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), egressa do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Semiárido, atualmente denominado Biociências, da Univasf.

A programação foi encerrada com a apresentação das Secretarias de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) e de Tecnologia da Informação (STI) pela secretária Lucimary Campos e pelo analista de Tecnologia da Informação Anderson Igor Ferreira Araújo, respectivamente. Também foram apresentados os procedimentos necessários para submissão dos projetos de pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hospital Universitário (HU-Univasf) e à Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) da Universidade.

“A pós-graduação é um novo ciclo de aprendizado. Nela, os estudantes irão aprimorar seus conhecimentos e habilidades profissionais. A ideia dessa aula inaugural é mostrar como é a vida do cientista e como a pós pode contribuir para a carreira acadêmica dos discentes”, enfatizou Helena Matos, ao dar as boas-vindas aos ingressantes.

Ingressaram cerca de 150 estudantes nos Programas de Pós-Graduação da Univasf no período 2024.1. Aline Gomes, natural do Crato (CE), é uma delas. A cearense veio para Petrolina iniciar seu curso de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal (PPGCA). A doutoranda, que tem graduação em Zootecnia e mestrado em Ciência Animal, afirmou que esse novo passo da sua carreira acadêmica irá permitir avançar na pesquisa que já vem desenvolvendo. “A expectativa é de beber de novos saberes da minha área, me especializar ainda mais, buscando mais inovação para o que eu já venho trabalhando, que é sobre nutrição animal de pequenos ruminantes”, afirmou.

Graduado em Educação Física pela Univasf, Davi Leite Ribeiro iniciará uma nova fase dentro da Universidade, desta vez como ingressante do mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Física. O egresso, formado em 2023, desde a graduação já se interessava pela área da pesquisa científica e está ansioso com o ciclo que se inicia. “Estou muito ansioso porque é um mundo novo, uma nova etapa na minha carreira. Essa aula inaugural está sendo muito boa porque está despertando novos olhares, abrindo os horizontes e quebrando um pouco do gelo e da ansiedade”, ressaltou Ribeiro.

A Univasf tem 20 programas de pós-graduação stricto sensu, 11 acadêmicos e nove profissionais. São oferecidos 24 cursos, sendo 19 de mestrado e 5 de doutorado, com 1.116 estudantes matriculados. O reitor Telio Leite destacou que a formação da pós-graduação é importante para o desenvolvimento social. “Na pós-graduação, há a qualificação da produção de conhecimento para melhorar a vida das pessoas. Nos últimos 20 anos, percebemos o crescimento da pós-graduação da Univasf, com números bastante expressivos tanto de cursos oferecidos quanto de estudantes matriculados e formados”, disse o reitor.