Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aula Magna do mestrado em Política, Cultura e Ambiente acontece sábado (27) no Campus Serra da Capivara

publicado: 25/04/2024 16h44 última modificação: 25/04/2024 16h44

Para dar início às atividades do novo Programa de Pós-Graduação em Política, Cultura e Ambiente (Pocam), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), será realizada uma Aula Magna no Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato (PI). O evento acontecerá no próximo sábado (27), às 19h, no auditório do campus. A cerimônia contará com a presença do reitor da Univasf, Telio Nobre Leite; da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Maria Helena Tavares de Matos, e do diretor de Pós-Graduação, Daniel Ribeiro Menezes.

O evento é aberto às comunidades acadêmica e externa. A Aula Magna terá como tema “Percursos político-jurídicos da delação premiada: uma etnografia do impulso expansionista de modelos de justiça penal” e será ministrada pela professora de Antropologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Ciméa Barbato Bevilaqua. O Pocam iniciou suas atividades em março e está sendo ofertado de forma binucleada, com turmas nos campi Serra da Capivara e Juazeiro.

O programa contou com 100 candidatos de diversas formações para o processo seletivo da primeira turma, sendo aprovados 16 discentes. Esta primeira turma é composta por graduados em diferentes cursos, como: Antropologia; Ciências Sociais; História; Direito; Pedagogia; Jornalismo em Multimeios; Administração Pública; Engenharia Agronômica e Psicologia.

O Pocam propõe uma formação baseada no estudo das relações políticas, culturais e ambientais que constituíram o semiárido brasileiro. Com caráter acadêmico na área de Antropologia, o mestrado possui três linhas de pesquisa: Regimes de conhecimento e agenciamentos socioambientais; Economia política e técnicas de governo e Modos de produção e formas expressivas.

Segundo o coordenador do Pocam, Adalton Marques, apesar do eixo das linhas de pesquisa e disciplinas do Programa aderir aos problemas éticos, metodológicos e teóricos da Antropologia, o caráter interdisciplinar do corpo docente incentiva o envolvimento com diferentes áreas das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas. “Essa Aula Magna marca o início do nosso mestrado, que é um curso acadêmico bastante inovador em sua proposta, exatamente por levar ao limite os valores da multicampia e da interdisciplinaridade amplamente defendidos nos documentos estruturantes da Univasf, sendo o Estatuto, Regimento e Plano de Desenvolvimento Institucional”, comenta Marques.

O corpo docente do Pocam conta com 12 professores, seis do Campus Juazeiro e a outra metade do Campus Serra da Capivara, além de três colaboradores. As disciplinas são ofertadas simultaneamente por docentes dos dois campi, sendo parte delas presencialmente, com professores de um campus, e a outra parte é ofertada por meio remoto. Mais informações podem ser obtidas no site do Pocam e pelo e-mail do programa: pocam@univasf.edu.br.