Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bacharelado em Gestão Ambiental é o novo curso do Campus Serra da Capivara da Univasf

publicado: 20/12/2023 10h53 última modificação: 20/12/2023 10h53

Professores divulgaram o novo curso nas escolas de São Raimundo Nonato (PI).

No período 2024.1, o Campus Serra da Capivara da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) receberá a primeira turma do seu mais novo curso: Bacharelado em Gestão Ambiental. A previsão é que sejam ofertadas 40 vagas para a nova graduação, que é a quinta do campus, no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. A confirmação do quantitativo de vagas sairá com a divulgação do Termo de Adesão ao Sisu.

Com duração de quatro anos, o curso de Gestão Ambiental funcionará no período diurno. Dentre as metas da nova graduação da Univasf estão promover a conscientização sobre a importância da conservação ambiental para a sustentabilidade da região da Caatinga, propor estratégias de convivência com a seca, implantar políticas e projetos socioambientais, turísticos e culturais, assegurar o uso racional e continuado dos recursos naturais, contribuindo para a conservação da natureza e a melhoria da qualidade de vida da atual e das futuras gerações.

Atualmente, o Colegiado de Gestão Ambiental é composto por cinco docentes das áreas de biologia, ecologia, geologia, matemática e gestão ambiental. A coordenadora do colegiado é a professora Regina Célia da Silva Oliveira e a vice-coordenadora é a docente Carla Daniela de Sales Pessoa.

A professora Claudia Ricardo de Oliveira, que também compõe o quadro de docentes do curso, afirma que todos estão otimistas em relação ao início das aulas. “Temos boas expectativas em relação ao início do curso. Fizemos a divulgação nos principais meio de comunicação e nas escolas de São Raimundo Nonato, com o intuito de atingir o máximo de estudantes, e estamos ansiosos e otimistas para iniciarmos as atividades”, conta.

De acordo com Claudia, o profissional formado na área de gestão ambiental estará apto a gerenciar problemas que envolvem o meio ambiente, sendo responsável por garantir tanto a preservação do meio ambiente quanto o consumo consciente dos recursos naturais. “O curso de Gestão Ambiental da Univasf foi idealizado como uma resposta para a crescente demanda regional por profissionais capazes de prevenir, avaliar e mitigar os aspectos ambientais decorrentes dos diversos processos de produção e exploração dos recursos naturais no bioma da Caatinga”, afirma a docente. Mais informações sobre o curso estão disponíveis no site.