Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Banco de Ideias busca propostas de ações sustentáveis para a Univasf

Banco de Ideias busca propostas de ações sustentáveis para a Univasf

publicado: 30/01/2018 14h47 última modificação: 30/01/2018 14h47
João Pedro Ramalho
As ideias sugeridas podem se encaixar em diferentes eixos, como Licitações sustentáveis” e “Construções sustentáveis”.

Membros da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e pessoas da comunidade externa que tenham propostas para a construção da sustentabilidade na instituição podem contar agora com um canal oficial para o depósito de suas sugestões. É o Banco de Ideias, criado e gerenciado pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI), vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi). Para participar, basta acessar e preencher um formulário online, disponível no portal Univasf Sustentável.

As ideias sugeridas pela comunidade podem se encaixar em diferentes eixos, alguns deles ligados às diretrizes do Programa Univasf Sustentável. As áreas listadas no formulário são: “Uso racional dos recursos naturais e bens públicos”, “Gestão adequada dos resíduos gerados”, “Qualidade de vida no ambiente de trabalho”, “Sensibilização e capacitação dos servidores”, “Licitações sustentáveis” e “Construções sustentáveis”. Entretanto, não há restrição quanto aos eixos e as pessoas interessadas podem sugerir outras áreas de atuação.

De acordo com o diretor da DDI, professor Clóvis Ramos, todas essas temáticas envolvem ações que contribuem com a sustentabilidade, mesmo que, aparentemente, algumas não tenham relação com atitudes sustentáveis. “Quando nós falamos em sustentabilidade não nos referimos apenas à conservação da natureza, mas do ambiente como um todo, inclusive sobre como se manter com qualidade no ambiente de trabalho”, explica.

Ramos conta que o Banco de Ideias foi implementado após a percepção de que diferentes setores da Univasf têm pensado em ações sustentáveis. “Nós estávamos muito fechados na DDI, com uma equipe pequena e sem um leque muito grande de ideias. Então, vimos que alguns setores nos campi da Univasf desenvolvem projetos individuais na própria comunidade e têm várias ideias a que não temos acesso”, relata.

Segundo Ramos, a DDI já havia recebido sugestões em outras ocasiões, principalmente durante o processo de instituição do Programa Univasf Sustentável. Ele também explica que o Banco de Ideias surge como um canal de comunicação mais rápido, mais eficiente e até mais barato, uma vez que não exige a realização de novas reuniões. O professor ainda esclarece que o papel da Diretoria será o de integrar essas ideias e, em seguida, executá-las ou encaminhá-las para outras instâncias da Universidade. “A execução das sugestões vai depender de quais setores têm o pessoal e o conhecimento para isso, mas é importante ter esse local onde as propostas estejam concentradas”, ressalta.

Para o diretor da DDI, a participação da comunidade, através da alimentação do Banco de Ideias, é essencial para a construção efetiva de um ambiente sustentável na Univasf. “É importante que haja o envio das sugestões, porque as pessoas mais indicadas para resolver os problemas da Universidade somos nós mesmos”, declara Ramos.

registrado em: , ,