Notícias
Biblioteca do Campus da Univasf em Senhor do Bonfim realiza exposição sobre autores consagrados
Mostra pode ser vista até sexta-feira (25)
Aproximar e apresentar à comunidade acadêmica quatro autores que são muito utilizados nos cursos ofertados no Campus da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Senhor do Bonfim (BA). Com esta finalidade, a biblioteca do campus está realizando a exposição digital intitulada “Biblioteca física e digital: um mundo de conhecimento e grandes pensadores”. A exposição é gratuita, aberta a todos os públicos e acontece das 8h às 18h, no salão do Campus Senhor do Bonfim, até sexta-feira (25).
A mostra acontece por meio de uma projeção, na qual são apresentados os cursos ofertados no campus e destacados um pouco da história, contribuições científicas, principais obras e quais livros destes autores podem ser encontrados na biblioteca. Do curso de Ciências da Natureza foi escolhido Richard Feynamn, prêmio Nobel de Física no ano de 1965 e um dos pioneiros nos conceitos de nanotecnologia e eletromecânica quântica. Já do curso de Geografia, está sendo exibido um pouco da obra do geógrafo baiano Milton Santos, que foi militante e autor de livros sobre a geografia humana. Já do curso de Ecologia foi escolhido John Lander Harper, especialista em Ecologia e biologia populacional e vencedor de prêmios como a medalha Darwin.
Além disso, em um âmbito mais geral sobre a educação, está sendo exposta também a vida e obra de Paulo Freire, que desenvolveu um pensamento pedagógico político e, por isso, foi nomeado Doutor Honoris Causa de 28 universidades em vários países e teve obras traduzidas em mais de 20 idiomas. A mostra também apresenta ao visitante como fazer pesquisas científicas por plataformas como Google Acadêmico, Portal do Livro Aberto, Scielo, Portal de Periódicos Capes, entre outras.
De acordo com o bibliotecário Fábio Santiago, a exposição visa, além de apresentar os cursos que a Universidade oferta, incentivar a leitura e a pesquisa entre os estudantes. “Escolhemos autores e obras acessíveis tanto na nossa biblioteca física quanto em mídias digitais disponíveis na internet, e isso é importante por contribuir com a promoção da cultura e incentivo à leitura, demonstrando formas viáveis e próximas de levar informação, como a biblioteca do Campus, por exemplo”, afirma Santiago.