Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Biblioteca do Campus Serra da Capivara realizou no último sábado (8) uma oficina de teatro

publicado: 11/07/2023 15h05 última modificação: 11/07/2023 15h05
Nicole Muniz

A oficina foi ministrada por Renálide Carvalho, docente do IFPI.

“Não deixe seu corpo passar em branco” foi uma oficina de teatro realizada pela biblioteca do Campus Serra da Capivara da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A oficina ocorreu no último sábado (8) e foi ministrada por Renálide Carvalho, docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). Participaram da oficina, que teve cerca de 6 horas de duração, estudantes da Univasf e pessoas da comunidade externa.

O evento teve como objetivo despertar nos participantes o autoconhecimento, promover a leitura e estimular a criatividade corporal e textual para, a partir disso, utilizar o fazer teatral como um instrumento contra as opressões que afetam a sociedade. A professora Renálide Carvalho dividiu a programação da oficina em apresentação dos participantes com jogo teatral de repetição de movimento, noções de teatro do oprimido e teatro experimental do negro, jogos teatrais e montagem de roteiro com texto e encenação. Momentos de automassagem, técnica de respiração, relaxamento com música, e leitura de textos como “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo, e “Diário de uma Favelada”, de Carolina Maria de Jesus, também marcaram o encontro.

Estudantes da Univasf e pessoas da comunidade externa participaram da oficina.

A biblioteca do Campus Serra da Capivara elaborou a oficina de teatro “Não deixe seu corpo passar em branco” com o intuito de trazer para o ambiente acadêmico, manifestações artísticas que possam ser aliadas ao processo educacional. Segundo Thyanne Michelle Ferreira, auxiliar de biblioteca na Univasf e idealizadora do evento, a partir desta primeira oficina novas propostas relacionadas ao teatro poderão ser realizadas no campus. “Em setembro haverá um evento de educação no território Serra da Capivara e a intenção é que ocorra outra oficina para posteriormente criarmos um grupo de teatro com os interessados pelo fazer teatral”, conta.

O evento aconteceu em parceria com a biblioteca Campus São Raimundo Nonato do IFPI, representada pelo bibliotecário Josué de Moura Costa e com o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas do IFPI em São Raimundo Nonato, representado pela professora e facilitadora da oficina, Renálide Carvalho.