Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Biblioteca do CCA recebeu doação de 19 livros de Medicina Veterinária

Biblioteca do CCA recebeu doação de 19 livros de Medicina Veterinária

publicado: 27/04/2017 16h20 última modificação: 27/04/2017 16h20
João Pedro Ramalho

A biblioteca do Campus Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) recebeu a doação de novos livros da área de Medicina Veterinária. Foram 19 exemplares, sendo 18 inéditos, doados por estudantes e docentes que formaram a comissão organizadora do 8º Encontro de Medicina Veterinária do Vale do São Francisco (VetVale), realizado em 2015. A doação das obras foi realizada no último dia 20 de abril.

Os livros doados são: “Cirurgia de Pequenos animais”; “Epidemiologia e bioestatística”; “Ultrassonografia na reprodução animal”; “Gestão da Clínica veterinária”; “Curando animais com homeopatia”; “Patologia veterinária”; “Diários de consultório”; “Inspeção Prática da Carne”; “Manual de controle da dor em medicina veterinária”; “Fundamentos de comportamento canino e felino”; “Farmacologia e Terapêutica em Veterinária”; “Hematologia e bioquímica clínica veterinária”; “Os cuidados nos primeiros anos de vida”; “Clínica de aves”; “Acupuntura veterinária XIE”; “Doenças infecciosas em cães e gatos”; “Tratado de animais selvagens v.1”; “Tratado de animais selvagens V. 2” e “Fundamentos de patologia clínica veterinária”. Os novos títulos estão em fase de catalogação na biblioteca do CCA e estarão disponíveis para os usuários em cerca de 30 dias.

As obras foram adquiridas a um custo aproximado de R$ 4,1 mil, provenientes dos recursos arrecadados pelo 8º VetVale. De acordo com o professor do Colegiado de Zootecnia (CZOO) e vice-coordenador docente da comissão organizadora do evento, João José de Simoni Gouveia, a ideia da doação partiu de estudantes que integravam a comissão. “A iniciativa tem dois objetivos: aumentar o acervo da instituição e estimular outros integrantes da comunidade acadêmica a realizar ações em benefício coletivo”, diz o professor.

Segundo ele, a compra das obras deve suprir demandas do curso de graduação em Medicina Veterinária. “Foram escolhidos títulos que são essenciais em diversas áreas de formação do médico veterinário. Além disso, o único exemplar comprado que já existia no acervo é um livro muito procurado entre os alunos”, afirma Gouveia. Ele ressalta ainda que os novos livros também estarão disponíveis para consulta por toda a comunidade acadêmica.

VetVale – A oitava edição do Encontro de Medicina Veterinária do Vale do São Francisco (VetVale) aconteceu entre 5 e 7 de outubro de 2015, nos campi Juazeiro e Ciências Agrárias da Univasf. A comissão organizadora foi composta por discentes de Medicina Veterinária e docentes dos colegiados de Medicina Veterinária e Zootecnia. O evento contou a participação de 240 participantes, que vieram de diversas instituições dos Estados de Pernambuco, Bahia, Ceará, Paraíba e Rio de Janeiro.