Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bibliotecas da Univasf recebem equipamentos de tecnologia assistiva

Bibliotecas da Univasf recebem equipamentos de tecnologia assistiva

publicado: 21/12/2017 17h04 última modificação: 21/12/2017 17h07
Renata Freitas
Exibir carrossel de imagens Juciane Aleixo As bibliotecas terão lupa eletrônica, mouse estacionário de esfera e teclado tipo colmeia de acrílico e teclado padrão

As bibliotecas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) passam a contar, a partir de hoje (21), com equipamentos de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência. A entrega dos equipamentos foi realizada esta manhã pela equipe do Núcleo de Práticas Sociais Inclusivas (NPSI), na biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE). São três tipos de equipamentos que irão auxiliar as pessoas com deficiências visual e motora a utilizar os recursos disponíveis nas bibliotecas em seus estudos e pesquisas. A previsão é de que a tecnologia assistiva esteja disponível para os usuários a partir de fevereiro de 2018.

Cada uma das seis bibliotecas da Univasf terá uma lupa eletrônica, um mouse estacionário de esfera e um teclado tipo colmeia de acrílico e teclado padrão. No total, o NPSI entregou ao Sistema de Bibliotecas (SIBI) sete kits compostos pelos três equipamentos. Um deles será destinado à biblioteca do Campus Salgueiro, quando entrar em funcionamento. As equipes das bibliotecas passarão por uma formação sobre a utilização dos equipamentos antes que sejam disponibilizados para os usuários.

A lupa eletrônica é constituída por uma micro-câmera aliada a um circuito eletrônico que amplia textos e imagens em computador, tem iluminação própria e oferece diferentes modos de visualização: no mínimo, colorido, preto e branco e alto contraste preto e branco com alternância. O equipamento irá beneficiar as pessoas com baixa visão.

O mouse estacionário de esfera é um mouse especial, com esfera gigante de sete centímetros de diâmetro, que possibilita o movimento do cursor na tela exigindo menor necessidade de controle motor fino por parte do usuário. O teclado tipo colmeia tem teclas no padrão ABNT-2 e possui uma máscara de acrílico que facilita a digitação com o uso de objetos cilíndricos. Mouse e teclado se destinam a pessoas com deficiência motora.

A coordenadora do NPSI, professora Karla Daniele Maciel Luz, destaca que com os novos equipamentos a Univasf está dotando as bibliotecas de parâmetros de acessibilidade e inclusão, ampliando assim o acesso à educação. “Estamos promovendo ações efetivas de inclusão e acessibilidade, que são muito importantes para a instituição e para a região”, afirma.

Para o diretor do SIBI, Lucídio Alencar, a chegada dos equipamentos é de grande relevância para que as bibliotecas da Univasf estejam preparadas para atender as demandas de todos os públicos. “Estaremos possibilitando que os usuários com deficiência tenham autonomia no uso dos serviços das nossas bibliotecas. Isso é muito importante”, diz Alencar.