Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campanha da Univasf doa 700 quilos de alimentos para instituições de caridade no interior do Nordeste

publicado: 27/02/2020 14h56 última modificação: 27/02/2020 14h56
Layla Shasta

O "Cantinho do Aconchego", em Petrolina, foi uma das instituições que receberam as doações.

Entre livros, sorrisos e muita solidariedade. O Sistema Integrado de Bibliotecas (Sibi) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoveu, através de uma campanha de devolução de livros atrasados, a doação de 700 quilos de alimentos, distribuídos entre instituições de caridade das cidades de Petrolina (PE), Juazeiro (BA), Senhor do Bonfim (BA), São Raimundo Nonato (PI), Salgueiro (PE) e Paulo Afonso (BA). A campanha Perdão da Biblioteca ofereceu aos usuários suspensos pela não devolução de livros a possibilidade de regularizar a situação por meio da doação de um quilo de alimento não perecível por cada exemplar em atraso. Mais de 480 pessoas aderiram à campanha e foram recuperados 280 livros que estavam em posse dos usuários. Ao todo, oito organizações filantrópicas foram beneficiadas com a iniciativa.

A campanha foi promovida entre os meses de novembro de 2019 e janeiro de 2020. Além dos usuários que estavam com obras em atraso junto à biblioteca, toda a comunidade acadêmica pôde participar da ação. Cada campus da Instituição foi responsável por apadrinhar uma entidade de caridade e, ao fim do mês de janeiro, a equipe do Sibi realizou a entrega dos alimentos arrecadados nos sete campi da Univasf.

A “Casa Anjo da Guarda”, instituição que trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, recebeu doações da biblioteca do Campus Sede, em Petrolina, enquanto o Campus Ciências Agrárias (CCA), na zona rural da cidade, fez sua doação para o “Cantinho do Aconchego”, organização sem fins lucrativos que promove cuidado com idosos, também localizada em Petrolina. Já a biblioteca do Campus Juazeiro destinou os alimentos para a “Fundação Lar Feliz”, que promove atendimento integral para crianças com idade entre zero e 12 anos, e para o Centro de Recuperação para Dependentes Químicos (Ceprev), ambos em Juazeiro.

O Campus Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, se aliou ao projeto social “Mutirão de Natal”, desenvolvido pela Igreja Adventista da cidade, para distribuição de cestas básicas às famílias carentes da região. A biblioteca do Campus Senhor do Bonfim colaborou com o “Lar dos Idosos Fabiano de Cristo”, que acolhe e cuida de idosos da região. Também prestador de serviços para acolhimento de idosos, o “Lar São Vicente de Paula”, de Salgueiro, foi a entidade beneficiada pela biblioteca do Campus Salgueiro. E o Campus Paulo Afonso realizou a entrega dos alimentos no Serviço de Dermatologia e Pneumologia Sanitária (Sederpas), que ficou responsável pela doação de cestas básicas para pacientes em tratamento de hanseníase e tuberculose.

“A campanha foi muito gratificante, tanto na questão da ação social, quanto no que diz respeito à recuperação dos livros, que era o objetivo principal. Conseguimos recuperar exemplares que estavam presos há um período entre 4 e 6 anos. Então, a iniciativa foi bastante recompensadora para a Universidade”, afirma Fábio Lima, bibliotecário responsável pela campanha Perdão da Biblioteca.