Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campanha de vacinação antirrábica da Prefeitura de Juazeiro contou com atuação da Liga Acadêmica de Felinos da Univasf

Notícias

Campanha de vacinação antirrábica da Prefeitura de Juazeiro contou com atuação da Liga Acadêmica de Felinos da Univasf

publicado: 02/10/2025 11h32 última modificação: 02/10/2025 11h32


A Lafel é composta por estudantes de Medicina Veterinária da Univasf, tendo como coordenadora a professora Ana Amélia Domingues.

A Liga Acadêmica de Felinos (Lafel) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) participou da campanha antirrábica promovida pela Prefeitura Municipal de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau). O Dia D da campanha aconteceu na Orla II de Juazeiro (BA), em 30 de agosto, quando mais de 320 cães e gatos foram vacinados. A campanha serviu como ação social para o controle da raiva, uma doença infecciosa causada por vírus.

A Lafel é composta por estudantes de Medicina Veterinária da Univasf, que atuam sob a coordenação da professora Ana Amélia Domingues Gomes. Os estudantes de graduação e pós-graduação que integram a Lafel tiveram a oportunidade de vivenciar na prática uma campanha de imunização contra a raiva.

A ação conseguiu superar a meta de vacinar 300 animais no Dia D. Deste total, foram imunizados pela Lafel 102 gatos. A campanha antirrábica de Juazeiro também contou com a participação da Unibras, que vacinou 224 cães através do grupo de estudantes do curso de Medicina Veterinária da faculdade, sob a orientação da médica veterinária da Sesau Graziela Vasconcellos.

A campanha que teve início no dia 18 de agosto e foi concluída no dia 30 de setembro, passando por diferentes bairros da cidade de Juazeiro. Segundo o diretor da Clínica Veterinária Universitária (CVU), Alexandre Redson Soares da Silva, a atuação da Univasf em parceria com a Prefeitura Municipal de Juazeiro, reforça o compromisso institucional com a promoção da saúde, a conscientização da população e a proteção coletiva contra a raiva. “A campanha de vacinação antirrábica é essencial para a saúde pública, prevenindo uma doença letal e garantindo a segurança de humanos e animais”, ressaltou o professor.

registrado em: , , ,