Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Juazeiro (BA) da Univasf sediará 3º Simpósio Micológico do Semiárido em setembro

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 4 de setembro

publicado: 18/05/2017 14h58 última modificação: 18/05/2017 14h58
João Pedro Ramalho

O avanço dos estudos na área da Micologia nos últimos anos será debatido no 3º Simpósio Micológico do Semiárido (SIMS), que tem como tema a “Expansão da Micologia no Brasil: da era Chaves Batista às ômicas”. O evento acontecerá entre os dias 12 e 15 de setembro, e será realizado pela primeira vez na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Complexo Multieventos, localizado no Campus Juazeiro (BA). As inscrições estão abertas até o dia 4 de setembro.

Para se inscrever, é necessário preencher um formulário online. Até o dia 30 de junho, as inscrições custam R$ 40,00 para estudantes de graduação; R$ 80,00 para estudantes de pós-graduação; R$ 140,00 para profissionais e pesquisadores; e R$ 35,00 para professores do ensino médio. Após esta data, o valor da taxa aumentará, conforme consta no site do 3º SIMS.

No preenchimento do formulário, os participantes também podem se inscrever em um dos dez minicursos ofertados pelo evento. O valor para participação nos minicursos é de R$ 35,00, que será acrescido à taxa de inscrição. A programação conta ainda com palestras, mesas redondas, simpósios e apresentações de trabalho, além de atividades culturais.

O Simpósio também está com inscrições abertas até 15 de junho, para apresentações de trabalhos em duas modalidades. Podem participar do processo tanto estudantes de graduação como de pós-graduação que já estejam inscritos no evento. Para apresentação de pôsteres, os interessados devem submeter um resumo simples, sendo permitida a inscrição de até dois trabalhos por autor. Além disso, os participantes podem enviar resumo expandido para apresentação oral. Nessa modalidade, serão selecionados dez trabalhos de graduação e dez de pós-graduação, que concorrerão ao Prêmio Jovem Micologista. As normas para as submissões estão disponíveis do site do evento.

O 3º SIMS é realizado pela Univasf, Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade de Pernambuco (UPE), em parceria com a Embrapa Semiárido e o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). O evento tem o objetivo de integrar estudantes e profissionais de diversas áreas ligadas à Micologia, promovendo a divulgação do conhecimento científico para a comunidade acadêmica e também para a população em geral.

De acordo com Adriana Mayumi Melo, professora do Colegiado de Zootecnia da Univasf e presidente do 3º SIMS, os fungos são importantes na natureza para ações como a reciclagem de nutrientes e a recuperação de áreas degradadas. Entretanto, esses micro-organismos ainda são pouco conhecidos pelas pessoas. A realização do Simpósio Micológico no Semiárido reflete, assim, um crescimento nos estudos da área. “Várias espécies de fungos vêm sendo descritas nos últimos dez anos, principalmente na região Nordeste, sendo muitas espécies novas do Semiárido”, relata a professora.