Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Juazeiro sedia 15ª Scientex até quinta-feira (24)

Campus Juazeiro sedia 15ª Scientex até quinta-feira (24)

publicado: 22/11/2022 15h32 última modificação: 22/11/2022 15h38
JúliIa Mendes

O auditório principal do Complexo Multieventos foi palco da solenidade de abertura do evento.

A manhã de ontem (21) no Complexo Multieventos, no Campus Juazeiro (BA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), começou agitada, com a presença de muitos estudantes, professores, técnico-administrativos em educação dos diversos campi e de outras Instituições de Ensino Superior (IES). O público veio participar da 15ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex), principal evento acadêmico da Univasf, que voltou a acontecer de forma presencial pela primeira vez após a pandemia de Covid-19 e prossegue até quinta-feira (24). A programação de abertura teve início às 8h e contou com palestras, exposições, apresentações artísticas e de trabalhos acadêmicos e estandes de programas e projetos da Instituição.

A solenidade de abertura contou com a presença do reitor pro tempore Paulo César Fagundes Neves e dos pró-reitores de Ensino, Adelson Dias de Oliveira; de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Patrícia Nicola; e de Extensão, Anderson Miranda de Souza. Na palestra de abertura, a professora Tânia Maria Hetkowski, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), falou sobre ciência e produção do conhecimento. “Nós temos que produzir pesquisa para a sociedade, com temas que façam a mudança social”, enfatizou.

O público ontem no primeiro dia de programação.

A 15ª Scientex tem mais de 1,4 mil participantes inscritos. O pró-reitor de Ensino, Adelson Dias de Oliveira, destacou que esta edição proporciona o reencontro dos estudantes, após o retorno das atividades presenciais, para que possam trocar conhecimentos fora das salas de aula. “O evento possibilita exercitar a percepção de como se articulam os conhecimentos que são produzidos e que possamos transmiti-los para além dos espaços da Universidade. Iremos promover a 1º Feira de Ciências do Colégio Rui Barbosa para abordarmos a relação de ensino, pesquisa e extensão para além do âmbito da graduação, incluindo também a educação básica”, disse.

Ainda pela manhã, as pessoas presentes no auditório central do Complexo Multieventos presenciaram a performance “Caminhos de cura”, desenvolvida pela discente Juliene Moura, do curso de Artes Visuais da Univasf. Após a performance, foram realizadas diferentes palestras nos miniauditórios. O professor do Colegiado de Engenharia de Produção Francisco Pinheiro Alves Jr falou sobre o tema “Relatividade de Klein”. A professora Karine Vieira Antunes, do Colegiado de Zootecnia, abordou a temática “As principais leis ambientais brasileiras”. Já o professor de Medicina Veterinária Alexandre Redson tratou sobre “Medicina Veterinária do Coletivo na educação infantil uma alternativa de transformação social”.

A discente do curso de Ciências Biológicas da Univasf Luana Beatriz da Silva Rocha acompanhou a programação da manhã e apontou que a Scientex permite que os estudantes ampliem seus conhecimentos para além da área do curso. “É nesses eventos que nós podemos ver que existe algo além daquilo que estamos trabalhando. Acho importante termos contato com outras áreas, que muitas vezes são até ligadas à nossa, mas acabamos deixando de lado por estar fora da nossa bolha”, pontuou a estudante.

Na área externa do auditório havia uma exposição de pinturas e um estande do Centro de Conservação e Manejo de Fauna (Cemafauna) com produtos da loja do Museu de Fauna da Caatinga, como fotos e quebra-cabeças, e uma exposição de animais taxidermizados. Alguns dos estudantes que compõem o projeto de extensão Agrotec Sertão estavam presentes com um trailer do projeto e um minissistema de carcinicultura.

O estudante do curso de Zootecnia da Univasf Rodrigo de Oliveira Silva esteve presente demonstrando o trabalho desenvolvido no projeto de extensão Agrotec Sertão e contou que tem altas expectativas para a primeira edição da Scientex após o retorno presencial das atividades. “Acredito que o evento é crucial para que os alunos interajam entre si e se unam para conhecer diferentes pontos de vista. Atividades como essa permitem que possamos observar outros tipos de trabalho, expandindo nossos conhecimentos para que possamos aplicar na realidade de cada um”.

Com o tema “200 anos de Ciência e Produção do Conhecimento: 18 Anos de Univasf, Parte dessa História!”, a 15ª Scientex seguirá até a quinta-feira (24) com uma programação diversificada, que inclui a 1ª Feira de Ciências do Colégio Rui Barbosa, 16 minicursos, oito oficinas e várias palestras, além de apresentações de trabalhos nas Jornadas de Iniciação Científica (JIC) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Joint); e nas Mostras de Pós-Graduação (MPG); do Programa de Educação Tutorial (PET); de Bolsistas de Incentivo Acadêmico (BIA); de Iniciação à Docência (PIBID); de Monitoria a Tutoria; do Programa de Residência Pedagógica (RP) e de Extensão (MP).

O evento é organizado pelas Pró-Reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI), de Ensino (Proen) e de Extensão (Proex) da Univasf e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

A programação completa desta 15ª Scientex está disponível no site do evento. Mais informações sobre o evento também podem ser encontradas no Instagram da Scientex.