Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Senhor do Bonfim realiza 5° edição do “Univasf de Portas Abertas”

Campus Senhor do Bonfim realiza 5° edição do “Univasf de Portas Abertas”

publicado: 01/08/2023 11h38 última modificação: 01/08/2023 11h38
Nicole Muniz

Com o objetivo de fortalecer o vínculo entre a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a comunidade do município de Senhor do Bonfim (BA) e região e, dessa forma, integrar a universidade à sociedade, o Campus Senhor do Bonfim realizará a 5° edição do “Univasf de Portas Abertas”. O evento acontecerá nos dias 3 e 4 de agosto, no auditório do Campus Senhor do Bonfim. O “Univasf de Portas Abertas” é aberto ao público e não há necessidade de realizar inscrição para participar, apenas comparecer ao local do evento.

Com programação para todas as idades, o “Univasf de Portas Abertas” é um evento em que a Universidade recebe a comunidade para mostrar seus trabalhos, através de exposições temáticas, visitas aos laboratórios, oficinas, apresentações dos espaços da instituição etc. Nesta edição, o evento contará com palestra, mesa redonda, exposições temáticas, visita guiada aos laboratórios de Biologia, Física, Química, Ciências da Vida, Geografia Física, Geografia Humana, Cartografia e Geoprocessamento e Ensino de Geografia.

Para a docente do Colegiado de Ecologia da Univasf (Ceco) Laís Feitosa Machado, o evento representa uma oportunidade para estreitar laços entre o Campus Senhor do Bonfim e a comunidade local e, assim, estimular o interesse da comunidade a ingressar na instituição. “Esta interação, além de auxiliar a desmistificação do ambiente universitário, visto muitas vezes como restrito apenas aos profissionais e estudantes acadêmicos, facilita o contato de pesquisadores com o público local e a implantação de projetos de interesse para o desenvolvimento da região”, comenta.

A primeira edição do “Univasf de Portas Abertas” aconteceu em 2017, como parte da programação de aniversário da cidade de Senhor do Bonfim e, desde então, é realizado anualmente. Por consequência da pandemia, uma versão online do evento foi realizada, sendo esta edição a primeira a voltar para o formato presencial. Além de fortalecer o vínculo entre instituição e comunidade, o evento propõe despertar nos participantes, visitantes e estudantes da Univasf a compreensão do papel da universidade no desenvolvimento da educação, da ciência, da cultura e da sociedade.