Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Senhor do Bonfim realiza Semana de Integração de 19 a 23 de setembro

Notícias

Campus Senhor do Bonfim realiza Semana de Integração de 19 a 23 de setembro

publicado: 16/09/2016 11h04 última modificação: 16/09/2016 14h00
Lucas Sobreira e Karen Lima

O Campus Senhor do Bonfim da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) dará as boas-vindas aos novos estudantes com a realização da Semana de Integração, que acontecerá de segunda (19) a sexta-feira (23) e irá movimentar toda a comunidade acadêmica, com uma programação diversificada. As atividades noturnas serão promovidas pelos Colegiados de Ciências da Natureza e Geografia e as atividades diurnas pelo Colegiado de Ecologia. O evento tem como objetivo recepcionar os estudantes ingressantes e promover a integração acadêmica, durante a primeira semana de aulas do semestre 2016.2. 

I Semana Científica de Integração dos Colegiados de Ciências da Natureza e Geografia terá início na segunda-feira (19) e as atividades começam sempre a partir das 18h, com palestras, mesas redondas, oficinas, e atividades culturais. As atividades são abertas a toda a comunidade acadêmica e não é necessário inscrição prévia. No primeiro dia, haverá a palestra "O que é Geografia?", com o professor Pedro Nóbrega do Colegiado de Geografia, entre outras atividades. Na terça-feira (20), a palestra intitulada "O que é Universidade? Qual a função da Univasf" será ministrada por Átila Menezes, professor do Colegiado de Geografia. 

Nos dias seguintes, haverá oficinas, Feira de Biociências e mostras científicas, além de mesa-redonda com a participação das professoras da Universidade de Pernambuco (UPE) Luciana Freitas e Márcia Souza, do professor Instituto Federal Baiano (IF Baiano) Vandemberg Salvador e palestra com a professora Olívia Duarte, da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Na quinta-feira (22), às 20h, haverá a apresentação da Reitoria da Univasf para os discentes. O evento será encerrado na noite do dia 23 com apresentações culturais. A programação completa está disponível no link abaixo. 

“O evento é uma oportunidade para que os estudantes ingressantes conheçam mais profundamente o curso no qual estão ingressando e a formação que ele proporciona, bem como a instituição, o corpo docente e suas linhas de pesquisa e extensão, além de promover a integração dos discentes”, destaca a professora do Colegiado de Geografia e uma das organizadoras, Natália Micheli Tavares. 

1º Ciclo de Palestras Ecológicas - Discutir as diversas áreas de atuação do ecólogo, principalmente na região do semiárido, é o objetivo geral do “1º Ciclo de Palestras Ecológicas – Perspectivas de atuação no Semiárido”, que acontecerá na quarta-feira (21) e na quinta-feira (22), das 8h às 18h, no auditório do Campus Senhor do Bonfim (BA). O evento é organizado pelo Colegiado de Ecologia da Univasf e as inscrições gratuitas podem ser realizadas até o primeiro dia. Para participar, é necessário preencher o formulário online, disponível no site do Colegiado de Ecologia. Os participantes terão direito a certificado. 

Durante a programação, será discutida a profissão de ecólogo e serão apresentados relatos de atuação em órgãos governamentais, licenciamento ambiental, educação ambiental e conservação, por meio de órgãos públicos ou iniciativa privada. O evento terá início na quarta-feira (21) com as palestras “Atuação do Inema no semiárido baiano – licenciamento, educação ambiental e conservação” e “Relato de Atuação em licenciamento ambiental em empresas privadas”. À tarde, acontecerão as palestras “A profissão de ecólogo e relatos de atuação em órgãos governamentais” e “Desafios da gestão de unidades de conservação”. 

Na quinta-feira, será realizada a palestra “Panorama do Curso de Ecologia da Univasf”, além das mesas-redondas “Etnobiologia I e Biodiversidade I”, “Etnobiologia e Biodiversidade II”, “Ecologia de Microorganismos, Genética Molecular e Paleoecologia” e “Ecossistemas e Paisagens”. A programação completa está disponível no link abaixo. 

De acordo com o organizador do evento e professor do Colegiado de Ecologia, Jhonathan de Oliveira Silva, a ideia é mostrar o potencial de atuação do ecólogo, já que o curso é recente na Universidade. “Em nossa região há muitas empresas que utilizam os recursos naturais, então poderemos também levantar os problemas que podem ser resolvidos pelos ecólogos”, explica.