Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cemafauna comemora Dia internacional do Morcego com programação especial durante todo o mês de outubro em Petrolina (PE)

publicado: 29/09/2017 16h03 última modificação: 05/10/2017 16h14
Jaquelyne Costa/Ascom Cemafauna
Cemafauna comemora o Dia do Morcego com diversas atividades

1º de outubro é o Dia Internacional do Morcego e para celebrar a data o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna Caatinga) preparou uma programação especial para proporcionar maior conhecimento sobre esse mamífero tão temido pela maioria da população. O ‘Mês do Morcego’ acontecerá durante todo o mês de outubro no Museu de Fauna da Caatinga que localiza-se no Campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), zona rural de Petrolina (PE).

O intuito é desmistificar a figura do morcego através de palestras tanto educativas quanto mais acadêmicas (relacionadas tanto a história natural dos quirópteros quanto as questões epidemiológicas e de saúde pública), além de atividades mais lúdicas para o público infanto-juvenil. Dessa forma, o laboratório de Mastozoologia do Cemafauna propõe uma grade de palestras semanais com ministrantes convidados, como também palestras de educação ambiental desenvolvidas por estagiários (dos cursos de Ciências Biológicas, Zootecnia e Medicina Veterinária da Univasf) que atuam no próprio Centro, para o público das escolas que sempre visitam o Museu de Fauna. Além disso, haverá também exposição de morcegos do acervo da coleção científica do Museu, painel de fotos, pintura facial infantil, desenhos para colorir e origamis.

A bióloga Cibele Zanon do Laboratório de Mastozoologia do Cemafauna ressalta que é necessário conhecer para poder conservar e foi pensando nisso que o Centro alinhou uma série de atividades para que os visitantes possam conhecer sobre diversidade de espécies, seus hábitos e características, verdades e mitos para que assim o público saia das palestras com uma conscientização maior e ajude a combater todo o preconceito, mostrando a importância dos morcegos para o equilíbrio do meio ambiente.

Morcegos como aliados – Os quirópteros, uma das maiores ordens de mamíferos do Brasil, contam com quase duzentas espécies, sendo divididas em nove famílias de animais e mais de sessenta gêneros. Além de potenciais polinizadores, os morcegos frugívoros quando se alimentam de frutos os retiram de uma planta e voam para outros locais e durante esse processo pode ocorrer tanto a queda do fruto, quanto também o descarte das sementes durante alimentação ou defecação, contribuindo na dispersão de diversas plantas. Outro ponto a ressaltar é que morcegos nectarívoros ao introduzirem a face na flor em busca de néctar ficam repletos de pólen, ajudando assim na fecundação das plantas.  Há também os morcegos insetívoros que têm grande influência na agricultura, pois, segundo artigo da revista científica ‘Science’, agem como inseticidas naturais já que muitas espécies se alimentam de insetos que causam prejuízo às plantações. De acordo com o pesquisador norte-americano Paul Cryan é possível economizar anualmente cerca de US$ 3,7 bilhões em inseticidas.

Os eventos são abertos ao público em geral, com entrada gratuita, mas vagas limitadas e acontecem no auditório do Museu de Fauna da Caatinga no Campus de Ciências Agrárias da Univasf. Outras informações e agendamento de visitas em grupo (acima de 10 pessoas) pelo telefone 87 2101-4821 ou ainda pelo e-mail museu.cemafauna@univasf.edu.br

Confira o cronograma das palestras semanais:

06/10 – 15h - Ordem Chitoptera - Conhecer para conservar

Cibele Zanon - Cemafauna/UNIVASF

13/10 – 9h - Efeitos da Urbanização sobre os Morcegos

Talita Rosa - Cemafauna/UNIVASF

20/10 – 15h - Quirópteros: Aspectos epidemiológicos e de saúde pública.

João Alves – Professor de Saúde Pública e coordenador do Curso de Medicina Veterinária (UNIVASF)

27/10 – 14h - Morcegos frugívoros da restinga de Sergipe: Dieta, dispersão e germinação de sementes

Tamiris  Oliveira (UFES)

15h30 - Ectoparasitas em morcegos.

Glauber Meneses (UNIVASF) - Laboratório de Doenças Parasitárias

registrado em: ,