Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (Ceppsi) da Univasf retoma atendimentos online à comunidade nesta segunda-feira (5)

publicado: 01/10/2020 15h36 última modificação: 02/10/2020 11h09
Renata Freitas

O Centro de Estudos e Práticas em Psicologia (Ceppsi) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) ampliará, a partir da próxima segunda-feira (5), o serviço de plantão psicológico online, realizado por meio do projeto de extensão Ceppsi Acolhe, e reiniciará a psicoterapia online com pacientes que tiveram seus atendimentos suspensos no início da pandemia de Covid-19. Serão ofertadas 80 novas vagas por semana para o plantão psicológico online. Este serviço é aberto a toda a comunidade acadêmica e externa, inclusive às pessoas surdas, com atendimento em Libras. As inscrições estão abertas e são realizadas continuamente.

O projeto Acolhe visa oferecer momentos de escuta para pessoas a partir de 18 anos, que estejam em sofrimento psíquico. Os interessados devem se inscrever de segunda a quinta-feira, por meio de formulário online. As inscrições são de fluxo contínuo, com fechamento de uma lista às quintas-feiras. Os atendimentos são realizados via Google Meet.

A coordenadora do Ceppsi, Sílvia Morais, explica que com a volta dos estagiários do curso de Psicologia no semestre letivo suplementar 2020.3 foi possível aumentar o número de atendimentos do plantão psicológico, que durante a pandemia de Covid-19 foi realizado de maneira limitada. Ela esclarece que o plantão é um pronto atendimento psicológico para situações de emergência e de sofrimento psíquico. “Não se trata, portanto, de psicoterapia”, enfatiza. Cada pessoa pode ser atendida até três vezes, por psicólogos diferentes.

O Ceppsi também reiniciará a psicoterapia online com os pacientes que já estavam sendo atendidos pelo serviço e tiveram seus atendimentos interrompidos no início da pandemia do novo coronavírus. A equipe do Ceppsi entrará em contato com esses pacientes para informá-los sobre o retorno dessas atividades. Segundo a coordenadora, será divulgada em breve a abertura de novas vagas para esse serviço, que se caracteriza por um acompanhamento extensivo sem limite no número de atendimentos. “Estamos priorizando usuários que tiveram seus processos de acompanhamento suspensos após a pandemia. Em seguida, abriremos novas vagas. É um processo de retomada gradual”, afirma.

Atendimento na pandemia – Nos últimos meses, o Ceppsi manteve diversas atividades em andamento, entre as quais destaca-se o Grupo de suporte emocional ao servidor, realizado em parceria com o Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cerpics) da Univasf, no período de abril a agosto. Também foram promovidas atividades educativas, como lives que abordaram temáticas ligadas à saúde mental realizadas pelo Núcleo de Cuidado ao Estudante Universitário do Semiárido (Nuceu); grupos de apoio voltados ao cuidado de professores e estudantes, que aconteceram em parceria com outras Instituições de Ensino Superior (IES) e aconselhamento de carreira. A coordenadora do Ceppsi destaca ainda os eventos II Encontro Cuidando da Vida no Ambiente Acadêmico, promovido em parceria com o projeto PIPE-TCC, o Serviço de Apoio Psicológico para Professores de Ensino Médio e Fundamental e o Serviço de Apoio Psicológico para Pais.

registrado em: , ,