Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cerimônia de abertura da 16ª Scientex destaca importância do conhecimento científico

publicado: 23/11/2023 15h29 última modificação: 23/11/2023 15h29

Esta Scientex discute inovação, democracia e fortalecimento da universidade pública.

A abertura oficial da 16ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (Scientex) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) ocorreu durante a tarde de ontem (22), no auditório do Cineteatro, do Campus Sede, em Petrolina (PE). A cerimônia contou com a presença da vice-reitora Lucia Marisy de Oliveira, representando o reitor Telio Nobre Leite; dos pró-reitores de Ensino, Marcelo Ribeiro; de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Helena Matos; e de Extensão, Michelle Vieira; e de estudantes e servidores, que assistiram a apresentação da Orquestra de Câmara Som do Coração e a Conferência de Abertura sobre “Inovação e Democracia: Fortalecendo a Universidade Pública”, tema central desta edição do evento.

A pró-reitora Helena Matos destacou que a Scientex visa ao compartilhamento e à promoção do conhecimento produzido por estudantes, técnicos e professores da Univasf durante o ano de atividades acadêmicas. Ela disse ainda que o evento também possibilita a integração entre estudantes de diferentes campi da Universidade e a exposição ao público dos seus trabalhos e projetos desenvolvidos nas diversas áreas do conhecimento. “A partir da Scientex podemos ver os profissionais qualificados que formamos para o mercado de trabalho. E assim, promover não apenas a importância do conhecimento científico, mas também da confraternização e sociabilidade”, ressaltou Helena.

O pró-reitor de Ensino, Marcelo Ribeiro, lembrou dos desafios envolvidos na organização de um evento desse porte e destacou a relevância de reunir estudantes, professores e técnicos de todos os campi da Instituição no principal evento acadêmico da Univasf. “Pensamos na temática, que é a inovação e democracia fortalecida à universidade pública, justamente por entendermos o compromisso social das Ciências, no plural, e o compromisso social da Universidade”, afirmou.

Palestrante Carla Einsiedler, da Fiocruz, abordou a importância da inovação.

A Conferência de Abertura foi proferida pela coordenadora de Gestão Tecnológica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Carla Maia Einsiedler. Ela falou sobre “Inovação e Democracia: Fortalecendo a Universidade Pública” e, em sua apresentação, divulgou os trabalhos realizados pela Fiocruz nas últimas décadas com o objetivo de inspirar os pesquisadores da Univasf. “Espero que com a minha palestra, os alunos e professores que estejam presentes se inspirem e retornem para as suas bancadas dos laboratórios com o pensamento de que o seu trabalho pode impulsionar o desenvolvimento da região”, disse a palestrante.

Em seu discurso, a vice-reitora Lucia Marisy de Oliveira destacou a importância da Scientex para a comunidade acadêmica e dos estudos e pesquisas desenvolvidos na Univasf que serão apresentados nesta edição. “A pesquisa é atividade social e não basta apenas identificar os problemas através dela, mas através dos seus resultados buscar soluções. Porque o que nos interessa, de fato, é trazer melhorias e qualidade de vida para a população, especialmente para as populações mais vulneráveis”, afirmou Lucia Marisy.

Cerimônia de abertura da 16ª Scientex reuniu servidores e estudantes no Cineteatro.

As atividades da 16ª Scientex prosseguem durante todo o dia de hoje (23) e de amanhã (24). Além de minicursos, palestras, mesas redondas e outras atividades, são realizadas, nesta edição do evento, a 18ª Jornada de Iniciação Científica (JIC), a 18ª Mostra de Extensão, a 18ª Jornada de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Joint), a 15ª Mostra de Monitoria e Tutoria, a 12ª Mostra de Pós-Graduação (MPG), a 12ª Mostra do Programa de Educação Tutorial (PET), a 12ª Mostra de Iniciação à Docência (Pibid), a 11ª Mostra de Bolsistas de Incentivo Acadêmico (BIA), a 5ª Mostra do Programa de Residência Pedagógica (RP), a 2ª Mostra do CIEB Rui Barbosa e a 1ª Mostra de Pedagogia. A programação completa consta no site e no Instagram.

O evento é organizado pelas Pró-Reitorias de Ensino (Proen), Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) e Extensão (Proex), com apoio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI). A Scientex também conta com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).