Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Certificação de estudantes do curso “Tecnologias Agrícolas de Baixa Emissão de Carbono Fortalecendo a Convivência com o Semiárido” acontece nesta quarta-feira (6)

Notícias

Certificação de estudantes do curso “Tecnologias Agrícolas de Baixa Emissão de Carbono Fortalecendo a Convivência com o Semiárido” acontece nesta quarta-feira (6)

publicado: 05/04/2022 17h14 última modificação: 05/04/2022 17h14
Renata Freitas

Visita técnica ao Irpaa, no módulo prático do curso TecABC: profissionais qualificados nas tecnologias de baixa emissão de carbono. 

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e o Projeto Rural Sustentável Caatinga (PRS Caatinga) realizam, nesta quarta-feira (6), a cerimônia de certificação de 374 estudantes concluintes do curso “Tecnologias Agrícolas de Baixa Emissão de Carbono Fortalecendo a Convivência com o Semiárido”. O evento acontece a partir das 14h, no auditório do Espaço Plural da Univasf, em Juazeiro (BA), de maneira híbrida, com transmissão ao vivo pela TV Caatinga.

Serão certificados 229 discentes na modalidade Capacitação, com carga horária de 220h, e 145 estudantes na modalidade Aperfeiçoamento, com 390h de carga horária. Os concluintes são profissionais que atuam em Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) oriundos dos estados de Pernambuco, Bahia, Piauí, Alagoas e Sergipe. O curso de “Tecnologias de Baixa Emissão de Carbono Fortalecendo a Convivência com o Semiárido” (TecABC) é realizado em parceria com a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), Governo Britânico, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), no âmbito do PRS Caatinga

Participarão da solenidade de certificação a pró-reitora de Extensão da Univasf e coordenadora pedagógica do curso, professora Lucia Marisy; a diretora de extensão, Márcia Moreira Bento; o coordenador regional do PRS Caatinga Francisco Campello; os professores do curso TecABC, representantes do PRS Caatinga, governo do Reino Unido, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Na cerimônia, os concluintes receberão certificados emitidos na versão física, que também estarão disponíveis para download por meio do site do curso TecABC, ofertado em nível de extensão para não-graduados e Lato Sensu para profissionais já graduados.

O curso, iniciado em março de 2021 em plena pandemia de Covid-19, ofertou atividades teóricas e práticas a cerca de 800 estudantes, visando qualificar os participantes para tecnologias de baixa emissão de carbono que possibilitem reforçar as boas práticas de convivência com o semiárido já difundidas na região. As aulas teóricas contemplaram 13 módulos e as aulas práticas incluíram visitas técnicas a instituições de referência em agricultura sustentável, tecnologias sociais e acesso a mercados.

O coordenador do curso TecABC, Bruno Cezar Silva, diz que o conteúdo do curso foi alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), visando ao combate à desertificação e à implantação de boas práticas de convivência com o semiárido, que já buscam promover segurança hídrica, alimentar e energética. “Buscamos trazer essa formação com uma agenda de boas práticas para essa convivência, contribuindo para uma assistência técnica qualificada e de acordo com os avanços tecnológicos da área”, afirma.

A turma é composta por representantes de várias comunidades tradicionais. “Encerramos esse primeiro ciclo certificando esse grupo de estudantes, que serão multiplicadores em suas comunidades, associações, cooperativas, comunidades quilombolas e de fundo de pasto, visando principalmente à propagação dessas informações e conteúdos abordados durante o curso nas comunidades de origem dos participantes”, destaca o coordenador do TecABC.

Silva lembra que outra parcela dos estudantes, composta por profissionais já graduados, concluirá o curso como especialistas. Este segundo grupo de discentes está na fase final de elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e deve concluir as atividades no mês de maio.