Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ciência da Computação da Univasf recebe Conceito 4 na avaliação para reconhecimento do curso

publicado: 21/10/2024 15h47 última modificação: 21/10/2024 15h47

Estudantes de Ciência da Computação: incentivo à programação desde os primeiros períodos.

O curso de Ciência da Computação, ofertado pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) no Campus Salgueiro, recebeu o Conceito 4, em avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). A avaliação para reconhecimento do curso ocorreu entre os dias 2 e 4 de outubro, de forma remota, e o resultado foi divulgado em 8 de outubro.

O processo de avaliação do Inep adota uma escala vai de 1 a 5, em que esta última é a maior nota. A avaliação envolve as dimensões que estão relacionadas ao funcionamento do curso. São avaliados aspectos como a infraestrutura, o projeto pedagógico do curso, o processo de autoavaliação e a gestão acadêmica, as competências do corpo docente e a relação com os discentes, entre outros. Com esse objetivo, a comissão avaliadora do Inep reuniu-se com os segmentos que formam a comunidade do curso de Ciência da Computação: discentes, docentes e técnicos-administrativos, além dos gestores da Univasf.

Ciência da Computação foi o segundo curso a ser ofertado no Campus Salgueiro, o mais recente campus da Univasf, que está localizado na região do sertão central pernambucano. O curso teve início em 2019, com o ingresso da primeira turma no período letivo 2019.2. Atualmente, a graduação tem 62 estudantes matriculados e um quadro docente com nove professores. A primeira turma irá concluir o curso em 2025.1.

O coordenador do Colegiado de Ciência da Computação, Marcos Vinícius Bião Cerqueira, diz que o curso incentiva os alunos a programar desde as primeiras disciplinas, com o objetivo de proporcionar experiências práticas ao mesmo tempo em que as questões mais acadêmicas são trabalhadas na sala de aula. Para ele, o bom desempenho do curso na avaliação de reconhecimento tem relação com a dedicação da equipe. “Isso aconteceu devido ao trabalho de equipe do colegiado em fazer uma formação de qualidade para os alunos. A nota 4 mostra que estamos no caminho certo. Ainda faltam alguns pontos para melhorar. Focaremos nesses pontos, em busca de atingir a melhora do curso”, afirma Cerqueira.

A procuradora Educacional Institucional da Univasf, Ana Cleide da Silva Dias, destaca que a nota 4 obtida pelo curso de Ciência da Computação é considerada um indicador de excelência. “Este conceito valida a qualidade da educação que a Univasf oferece de forma específica para o curso de Ciência da Computação e o cumprimento da missão institucional desta Universidade na região do Vale do São Francisco, agregando valores educacionais, científicos e tecnológicos aos arranjos produtivos regionais por meio do ensino, pesquisa e extensão”, pontua.

Para o reitor Telio Nobre Leite, esta é mais uma avaliação positiva dos cursos de graduação da Univasf. “Nesses 20 anos de atividades acadêmicas, nossos cursos têm sido muito exitosos nos processos de avaliação, com a obtenção de conceitos de excelência. O reconhecimento de Ciência da Computação com a nota 4 coloca este curso e o próprio Campus Salgueiro em evidência em toda a região por sua qualidade. É mais um curso que mostra que a Univasf vem cumprindo o seu propósito de formar bem o estudante nesse processo de interiorização do ensino superior público de qualidade iniciado com sua criação”, ressalta.