Notícias
Ciências da Saúde e Biológicas é o mais novo doutorado da Univasf
A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) conquistou mais um curso de doutorado acadêmico. O Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológicas (PPGCSB), que já oferta o curso de mestrado, teve a proposta de criação do doutorado aprovada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A divulgação ocorreu ontem (28).
A coordenadora do Programa de Pós-Graduação Ciências da Saúde e Biológicas (PPGCSB), Cleônia Roberta Melo Araújo, ressalta que a aprovação do doutorado se deve aos esforços coletivos ao longo dos anos por parte dos professores que passaram pela coordenação, bem como do comprometimento do corpo docente e discente com o ensino e a pesquisa no Vale do São Francisco. “Também devemos ressaltar a importância da implementação do doutorado em Ciências da Saúde e Biológicas na região, pois essa é uma demanda institucional e da população da região”, destaca a docente.
Ela frisa ainda que o novo doutorado possibilitará aos egressos do mestrado e a outros profissionais a oportunidade de continuar a sua formação na região. Também permitirá que os docentes tenham novas oportunidades de crescimento científico e de intercâmbio com outros centros de pesquisa.
O doutorado Ciências da Saúde e Biológicas será um curso interdisciplinar, a exemplo do mestrado, e terá duração de quatro anos. De acordo com a coordenadora do PPGCSB, a primeira turma do doutorado deverá ingressar no início de 2024. A previsão é de que a seleção ocorra ainda esse ano. O colegiado irá deliberar sobre o número de vagas que serão disponibilizadas para esta primeira seleção.
“A aprovação do doutorado Ciências da Saúde e Biológicas é muito importante para o desenvolvimento local e regional, pois abrange aspectos científicos, tecnológicos, educacionais de diferentes temáticas, consolidando a interdisciplinaridade do programa no que diz respeito à formação dos estudantes”, diz a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Helena Matos. De acordo com ela, além de mostrar a maturidade do programa, o novo curso contribuirá para atender a demanda de egressos do mestrado que desejam cursar o doutorado interdisciplinar aqui na região.
Com a criação do doutorado Ciências da Saúde e Biológicas, a Univasf passa a ofertar cinco cursos de doutorado. A Universidade já oferece os doutorados acadêmicos em Ciência dos Materiais, em Ciência Animal e em Ciências Veterinárias no Semiárido e o doutorado profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial, ofertado em rede com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
O reitor Telio Nobre Leite destaca que a aprovação do novo doutorado é uma demonstração de que a pós-graduação na Univasf segue crescendo e se fortalecendo. “Nossa expectativa é que os investimentos em Ciência e Tecnologia no Brasil aumentem nos próximos anos, porque assim conseguiremos continuar esse processo exitoso de expansão e qualificação dos nossos cursos de pós-graduação”, afirma.
O PPGCSB - Criado em 2013, o PPGCSB já formou 245 mestres. O programa conta com um quadro composto por 21 professores. As atividades do PPGCSB são realizadas no Campus Sede, em Petrolina (PE). Mais informações sobre o PPGCSB estão disponíveis no site do programa.